oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 12 de maio de 2011

RMS Titanic pelas mãos de Marlon Delano

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

O que acontece quando junta-se uma história impressionante, o impacto causado por ela, uma grande admiração e um fã com um talento artístico imenso?

É claro que só podem surgir trabalhos lindos, os quais não preciso dizer sobre a qualidade, isto você mesmo verá ao longo deste post que é um depoimento do colega Marlon Delano, um verdadeiro fã, admirador e artista brasileiro.

Boa leitura, aprecie o depoimento e as belas imagens.

Oi, aqui é Marlon Delano

Assim como você que está lendo, eu também sou um grande fã e colecionador do Titanic desde a época em que eu soube de sua historia. Hoje vou contar um pouco de como foi esse trajeto. Em uma dia de 1997 eu estava em casa desenhando ( coisa que eu sempre fiz e hoje em dia estou um pouco parado devido as atividades de “adulto”) quando meu tio - que morava comigo, minha mãe e irmã - entrou em casa e comentou com minha mãe:

“Laura você soube daquele navio gigante, parece que um cara construiu sozinho, dizem que matou um monte de gente quando afundou”

Lembro como se fosse hoje. Até então eu nem estava ligando muito para o que ele estava contando - além de estar contando tudo errado, hahahahah - enfim, foi aí que ele disse:

"O nome do navio acho que era Titanic”.

Foi ai que esse nome parece que tocou no fundo de minha alma e rapidamente me interessei pelo assunto. Mas que navio era esse? que historia era essa? era real? Passados alguns dias, tinha chegado da escola e no jornal local estava passando os filmes que estavam em cartaz no cinema, foi quando passou a cena de Titanic. A cena era de quando o navio está em pé e as pessoas despencam, aquilo me gelou o corpo e me fascinou de um a forma que nem sei explicar.

Ainda hoje me perguntam o por quê de minha paixão pelo Titanic, e eu: "Sei lá ahahaha." Só sei que não consigo tirá-lo de minha vida, e engraçado que aprendi muita coisa com essas historias, conheci pessoas maravilhosas através do nosso amado Ship of Dreams.

Até então, eu só sabia que era um navio gigante que tinha afundado e matado muita gente mas meus dedos já coçavam para desenhar aquele navio. Então uma tia chegou comentando que tinha assistido ao filme sete vezes e que estava viciada. Na época não tínhamos o hábito de ir ao cinema e se não me engano a censura era 12 anos e em 1997 eu tinha de 9 para 10 anos. Foi então que comecei a perguntar detalhes sobre o navio, e com os detalhes fiz meu primeiro desenho, o qual infelizmente não tenho mais, mas eu lembro de como ele era e aqui vai um esboço (não riam hein).

Na TV não se falava em outra coisa a não ser Titanic, cenas e mais cenas passavam e eu tentava observar ao máximo para poder dar mais realismo, mas era impossível. Geralmente eu o desenhava muito maior do que realmente era, como falavam tanto do gigantismo do navio, na minha mente de criança, imaginava um absurdo de navio. Lembro-me que vi uma cena da popa do navio e confundi com a proa, então eu achei que a popa era a proa e desenhava com a proa no formato da popa.

Pensava eu: “Se é um navio gigante, talvez a frente dele seja diferente por causa do tamanho”.

Por meses eu o desenhei com a popa batendo no iceberg; mas minha mente matutava: “então se nas partes que vi a proa está fora da água, então ele bateu de frente e afundou atrás???”. Aquilo me atormentava a mente, até que vi a simulação no Fantástico e fui entender. Daí em diante todos os desenhos mudaram para a forma certa, mas nem de longe se comparam aos desenhos que faço hoje. O desenho abaixo é de 1999 e já tinha um aspecto mais parecido com o real, mas ainda assim tinha erros.

Eu brincava o tempo todo de Titanic, fingia que estava inundando a casa, como se fosse o navio, fazia barcos de isopor, de caixas de leite, mas ainda não havia assistido o filme. Um dia vi numa livraria: “Monte seu Titanic” - era uma maquete que estava a venda e no plano de fundo tinha o desenho do Titanic. Gravei na mente, corri para casa e desenhei. Óbvio que não ficou tão bom, mas já deu para suprir um pouco. Tudo parecia uma abstinência, um vicio, minha família já estava de saco cheio por que eu vivia com essa história. Até que no finalzinho de 1999 minha vizinha que estava na fila de espera para pegar o filme há 3 meses conseguiu a locação. Pela primeira vez eu ia assistir e estava ansioso, era um acontecimento histórico para mim.

Lembro-me até do cheiro do apartamento, pois a mãe deles fazia doces e tinha um cheiro muito agradável. O filme era legendado, naquela idade eu mal conseguia ler naquela velocidade, mas não importava, afinal eu ia ver o navio. Asisti o filme como se fosse a ultima coisa que ia ver em minha vida, meu coração gelava com as cenas de naufrágio, eu queria ver e rever mil vezes, mas estava na casa da vizinha e nem podia mexer no controle remoto do vídeo. O filme acabou e fui para casa deslumbrado, tinha finalmente visto Titanic era uma emoção que nem sei explicar.

No outro dia foi o comentário da sala de aula e eu enchi muito o saco de meus amigos falando toda hora do filme. Daí por diante eram só desenhos do Titanic, muitos e muitos, mas minha família mudava frequentemente e perdi quase todos os meus desenhos - na época eu não tinha noção de como era importante guardar e hoje me arrependo muito, mas como dizem: “Inês é morta”.

Em 2004, se não me engano, conheci o Alencar ( o dono do blog TITANIC MOMENTOS ) que eu acho que todos aqui conhecem. Engraçado que até então eu imaginava que eu era o único do mundo tão fascinado, mero engano, existem muitos como eu. Ter Alencar como amigo e falar disso o tempo todo foi muito bom para mim, foi com quem aprendi muita coisa e ganhei alguns filmes que para mim, que na época estava a morando no interior de Sergipe numa cidade chamada Itabaiana, era praticamente impossível de conseguir. Depois conheci o Rafa (sputnick), pense num cara que eu amo - hahaha - conheci o Jessé, com quem perdi contato, o Mário de Portugal ( dono do blog TITANIC FANS ) e o Marcelo; o último foi o Rodrigo ( deste BLOG ) onde eu vi que mais alguém desenhava e fazia muito, mas muito mais que eu. Suas obras me deixam de queixo caído e tenho todos salvos no meu PC.

Em 2004 comecei a fazer uma maquete que tinha em torno de 1 metro e 90 cm e era composta de isopor, papel e palitos de picolé. Comecei pelas chaminés que eram de tubo de papel higiênico, daí tirei as medidas através delas. Via incansavelmente as cenas do filme para ver onde tinha cada detalhe; parava a fita, desenhava num caderno e anotava a cor, o tamanho e o que ia precisar.

Em isopor (desses de geladeira) cortei cubinhos pequenos e com uma lixa de unha lixei até tomar forma. Foram 5 meses sem parar, quando estava em 80% de conclusão da maquete minha irmã passou perto do trabalho, o chão estava molhado e ela escorregou e caiu em cima do navio. Todo o trabalho se foi! Fiquei em choque, nem do lugar levantei, apenas olhei o navio e pensei: “quebrou”. Continuei assistindo. No outro dia que a ficha caiu, mas não tinha mais jeito. Até hoje tenho em mente de refazê-lo mas onde está o tempo?

Direcionei-me então para os desenhos, a cada vez que eu desenhava e redesenhava ia ficando melhor, hoje em dia tenho o navio de bombordo, estibordo, proa e popa gravados na mente, mas às vezes dou uma olhadinha no livro “Por Dentro do Titanic” para pequenas dúvidas.









Tem mais de um ano que não desenho o Titanic à mão, mas fiz desenhos do Titanic em photoshop, assim como do Olympic e Britannic, dos quais já fiz alguns, mas que não chegam à quantidade de desenhos que tenho do Titanic. Estava também fazendo uma animação em flash que ainda não terminei, mas em breve estará na net para os velhos e novos titânicos apreciem.

É isso,valeu! Até o centésimo ano de nosso querido “barquinho” hehehe.

Assista ao vídeo com alguns desenhos.

DESCRIÇÃO: Desenhos feitos em grafite ao longo da minha adolescência que guardo com muito carinho; infelizmente hoje nao tenho mais tempo pra desenhar, mas...é a vida corrida né, espero que goste.



O EDITOR *** lembrando que até a presente data, 12/05/2011, o vídeo já foi exibido 26907 vezes e têm comentários excelentes.

Crédito

Depoimento - Marlon Delano

Adaptação de texto e reedição de imagens: Rodrigo, Titanic em Foco

Agradecimento

Grato ao amigo Marlon Delano pela escrita do depoimento e pela cessão das imagens. Deixo meus parabéns pelo talento imenso, não só relacionado ao Titanic, mas em todos os trabalhos que têm feito. Desejo muito sucesso, que quem tem talento verdadeiro e trabalha por ele realmente mereçe.

14 comentários:

JPnavios disse...

parabéns ótimos desenhos

Luciano disse...

Nossa, ótimos desenhos! Adorei :)

Unknown disse...

Valeu todo o pessoal que curte meus desenhos e valeu Rodrigo que também é um maravilhoso artista por esse post tão legal, acho q nunca tinha contado isso a alguem rs.

Lohan; disse...

Whatta passion!
Uma paixão e um talento desse, o que o cara quer mais? Parabéns aí ao autor dos desenhos e parabéns pelo blog fantástico. :)

Myrrail Boderline disse...

Gent serio... dexa eu enxugar minha lagrimas aki q com essa musica e com esse depoimento do meu amigo Marlon... ai.. q lindoo!!

Sim Marlon é uma pessoa fantastica e o adimiro mt.

Tbm sou louco pelo titanic ha anos. (so n tenho o lado artistico assim. uahuhs) mas AMOR por ele, sempre.

Esse navio invadiu minha alma d uma jeito q n sei explicar.

Conheci algns trabalhos do Delano pessoalment. e fekei encantado tdas a vezs q vi...

Parabens a vc Marlon, ao dono do blog q é lindo e ja ta salvo nos meus favoritos. ^^ amei td.

obs: Qro essa musikinha!! q lindaa :)

Neto no blog disse...

CARA SEM ONDA NENHUMA, ESTOU FAZENDO AGORA O MESMO Q A MYRAILL, ENXUGANDO AS LAGRIMAS, NUM É FRESCURA É SIMPLESMENTE ENCANTAMENTO COM ESSE CARA.
QUANDO TRABALHAVA EM ITABAIANA, CIDADE NATAL DE MARLON, SOUBE DOS TRABALHOS DELE E O CONTATEI PARA QUE FIZESSE UM DESENHO PRA MIM, CONSEGUI, FICOU PERFEITO, ELE DESENHOU UMA FOTO MINHA Q CARINHOSAMENTE GUARDO ATE HJ E A GUARDAREI ETERNAMENTE NEM Q SEJA NA MEMORIA.
RECENTEMENTE QUERIA PRESENTEAR UMA AMIGA C UMA FOTO DELA TB EM DESENHO E PROCUREI NOVAMENTE ESTE ARTISTA FANTASTICO E COM MUITO ESFORÇO PARA TER TEMPO ENTRE AS ATIVIDADES DO TRAB E DA FACUL ELE AINDA CONSEGUIU TEMPO PARA FAZER O TAL TRABALHO Q SOLICITEI. FICOU FODA A FOTO.
MAS ENFIM VOLTANDO P O BLOG, REALMENTE É FANTASTICO.
NÃO SABIA Q O NAVIO ERA TB UMA PAIXAO DESSE ARTISTA, O TITANIC, MAS ATÉ EU FIQUEI ENCANTADO COM TDAS AS COISAS Q NEM PRESTAMOS ATENÇÃO MAS OBTEMOS ATRAVES DA HISTRIA DO TITANIC.
PARABENS CARA, FODA, FODA, FODA!!!

Rodrigo disse...

Myrrail Boderline obrigado pela sua atenção ao TITANIC EM FOCO, seja bem vindo ao blog.Mesmo sem conhecer o Marlon pessoalmente, não é preciso muito para saber do grande talento que ele têm e que ele é gente muito boa, está à olhos vistos. Imagino que seja muito bom conhecê-lo pessoalmente. Neste post eu fiz questão de trazê-lo ao blog pois ele é, sem dúvida, um dos admiradores brasileiros do Titanic que fez grandes trabalhos, estes trabalhos merecem atenção. Obrigado por sua visita.



Lohan, obrigado pela visita e pelo elogio, vamos em frente descobrindo este navio tão lindo.




Neto, obrigado pela visita. Pois é isto aí, sei que os trabalhos de arte do Marlon não são limitados ao Titanic, muito pelo contrário, o Titanic neste caso é apenas 'a ponta do iceberg',,, a arte do Marlon se espalha em muitas direções, e eu só posso desejar que ele seja de muito sucesso em seus projetos, pois sei bem o quanto é gratificante fazer o que se ama de verdade. Obrigado pelo elogio ao blog, seja bem vindo sempre.

Unknown disse...

owwwww pessoal agora eu é que vou chorar hehehe, muito obrigado mesmo pela força, é o que me faz seguir em frente com tudo que eu faço ^^

Lucas Rubio disse...

Realmente incrível, um talento muito bom, perfeito! Pena que ele não me aceite no Orkut...
(De jeito nenhum)

Marcos Pereira disse...

Me faz lembrar dos belos desenhos e imagens que fazia deste navio na adolescência. Infelizmente se perderam para sempre! Mas, o vídeo ai postado me lembra muito do meu trabalho!

Marcos Pereira
Escada-PE
(Escritor/arquivista/historiador/colecionador)
twitter: @mellospereira

Rodrigo disse...

Como se diz o ditado amigo, "recordar é viver", as vezes é muito importante guardar as criações que fazemos enquanto jovens, pois assim haverão mais que palavras pra recontar como foi nossa história. Registro e memória fazem a diferença.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, mas sua irmã ainda tá viva depois de quebrar sua obra prima...rsrsr?

Anônimo disse...

Marlon seus desenhos são muito bons, eu admiro muito o seu trabalho, e assim como vc eu sou obcecado por titanic, isso desde criança, já desenhava como v, os desenhos eram feios mais na época eu os achava muito bonitos, hoje eu me edico a saber mais sobre a história do navio, coisa que eu já sei até demais, e o meu sonho é conseguir uma réplia do navio, perfeita, soube que vendem pela interntet mais eu não tenho dinheiro, eu assisti o titanic de 1997 quando tinha uns sete ou oito anos, desde ai eu brinacava que minha casa estava afundando, minha ãe não aguentava mais eu falar sobre titanic, mais hoje ela já se acustumou.... obg por ler.

Rodrigo disse...

Olá "RMS Titanic".

Agradeço a atenção ao trabalho de Marlon Delano em nome dele, e a atenção ao Titanic em Foco.

Fica muito fácil entender tamanha admiração e curiosidade quando se têm a mesma atenção. Sou um entusiasta da história do Titanic, por isto criei o blog, e também gosto muito de arte, me dedico um pouco ao desenho e pintura desde sempre.

Eu trouxe esta matéria ao Titanic em Foco para mostrar o trabalho maravilhoso de Marlon Delano, que têm no Titanic uma bela inspiração para suas criações. Ele é um verdadeiro artista, que consegue "abraçar" muito mais com seu talento; o Titanic é uma de suas paixões.

Como ele não está aqui no blog para responder, novamente agradeço em nome dele.

Até mais.