oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 26 de junho de 2023

A tragédia com o Submarino Titan que implodiu em uma tentativa de visita turística aos destroços do Titanic, fazendo 5 vítimas fatais

Acima: Nesta arte ilustrada um vislumbre do que eram os passeios tripulados ao Titanic, oferecidos pela empresa Ocean Gate. Uma mistura de imprudência e espírito aventureiro, somados à evidente inadequação de materiais empregados na construção do submersível Titan levaram os cinco tripulantes, mortos no desastre, a se tornarem parte da história do próprio Titanic 111 anos depois da tragédia em 1912. Segundo números oficiais 1.496 pessoas pereceram no desastre que abalou o mundo há mais de 100 anos. E hoje somam-se a estes números mais cinco almas, desta vez em uma tragédia que tal como no transatlântico que fascina a muitos, poderia ser facilmente evitada com a prática da prudência. Atitude que em 1912 poderia ter também feito a história completamente diferente. A reflexão é bastante simples, e triste ao mesmo tempo: Ao visitarem o túmulo de 1.496 almas... os cinco aventureiros se somaram a este cemitério de há mais de 111 anos que ultrapassou o século XX e segue pelo século XXI intrigando a humanidade e, infelizmente, testemunhando a história de alguma maneira se repetir, guardadas as devidas proporções. O fato é que a humanidade evolui e caminha adiante muito em função da observação de seus próprios erros.

Repetindo a história do Titanic, CEO da empresa dona do Titan disse que submarino era 'indestrutível'

Fantástico conversou com jornalista americano que esteve em expedição frustrada e revela frase do fundador da Oceangate que morreu na tragédia da última semana.

Por Fantástico - 25/06/2023

 
Quem estava no submarino?

  • O bilionário e explorador britânico Hamish Harding; 
  • O empresário paquistanês Shahzada Dawood; 
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada; 
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
  • O diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino; 
g
Submarino: perguntas e respostas 

🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico. 
🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá. 
💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro. 
🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.
🎮 Como era submarino? Chamado Titan, ele: tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura; pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio; era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame; movia-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e era impulsionado por quatro propulsores; podia levar até cinco pessoas; e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.










Na última quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que todos os cinco ocupantes do submersível Titan morreram, provavelmente depois de uma implosão causada pela pressão da água. O destino dos exploradores era o Titanic, um transatlântico que está a 3,8 mil metros, nas profundezas do Oceano Atlântico, desde 1912.

Assim como Titanic foi classificado como "inaufragável" na época da sua construção, o fundador da OceanGate, dona do Titan, disse em entrevista que a cápsula era "indestrutível". Stockton Rush é um dos ocupantes que morreram no acidente.

O Fantástico conversou com o jornalista americano David Pogue, da rede de TV CBS, que chegou a embarcar para fazer a expedição no Titan e lembra da conversa que teve com Stockton.

"Eu disse: 'O que controla a cápsula é um joystick de videogame, as luzes você comprou numa loja que vende equipamento de camping. Você acha isso seguro?' . E ele me disse: 'Claro! Todas essas coisas podem falhar. O importante é a cápsula que leva as pessoas, e essa é indestrutível".

Segundo o jornalista, a viagem não deu certo porque, ao chegar a 11 metros de profundidade, houve uma falha mecânica e o submarino voltou à superfície. "Fiquei apavorado", relembra.

⚠️Alertas ignorados

A Ocean Gate ignorou uma série de preocupações levantadas por especialistas. "A fibra de carbono misturada com titânio, tem uma regra que diz para não fazer isso e, bom, eu fiz", disse Stockton Rush em outra entrevista.

Em 2018, uma carta assinada por integrantes da comunidade científica americana foi enviada a Stockton Rush alertando dos perigos do Titan. O engenheiro Bart Kemper, que trabalha com design de submarinos, foi um dos signatários. "Eu sou o cara que pulava de aviões para testar explosivos. E eu não entraria no Titan".

Uma das preocupações apontadas por ele era sobre o material escolhido para a cápsula principal do submersível. "Estavam tentando deixar o submersível mais leve. Para isso, usaram fibra de carbono. Esse material já foi usado em corridas de carro e no espaço, mas nunca desta maneira para submarinos".

Pressão esmagadora: 421 kg a cada centímetro quadrado
m
A água no local onde o Titanic se encontra (a 3.800 m de profundidade) possui uma pressão tão forte que é capaz de comprimir um copo de isopor em menos da metade de seu tamanho? 

Para alcançar este efeito, os copos de isopor são alojados no lado externo do submarino e turismo, e em contato com a água do mar. Durante o processo de submersão e descida à área dos escombros, os copos sofrem gradativamente com a pressão da água, chegando ao extremo de reduzirem de tamanho para cerca de menos 1/3 de sua dimensão original. E este era um procedimento aparentemente comum aos mergulhos turísticos ao Titanic, e o resultado da experiência com os copos de isopor eram então entregues como presente aos aventureiros que enfrentavam a viagem.

A pressão (ou seja, o peso) da água no local dos escombros é de 421 Kg/cm². Esta enorme pressão é o que impossibilita completamente o mergulho de pessoas sem a proteção de submarinos aos escombros do Titanic.

Contabilizando que em medida geral um homem adulto tem cerca de 2m² de pele - ou 20 mil cm quadrados - a conta assombrosa evidencia que cada um dos tripulantes a bordo do submersível Titan foi exposto em uma fração de microssegundos a uma pressão brutal esmagadora de pouco mais de 8 milhões de Kg sobre seus corpos.

O maior limite de mergulho autônomo já feito por um humano (com balão de oxigênio) foi de 318,25 m, pelo sul-africano Nuno Gomes. Caso este mergulho tivesse sido em direção ao Titanic, os escombros ainda estariam a mais de 3 km abaixo.

Simulação da implosão


A Guarda Costeira americana afirmou ter localizado partes da frente, de trás e de baixo do Titan. Todas feitas de metal.

Herdeiro de uma grande fortuna, Rush queria ser pioneiro em transformar o Titanic em um destino turístico. Confiava tanto no Titan, que ele mesmo estava na expedição, junto com o bilionário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, e o ex-comandante da marinha francesa Paul-Henry Nargeolet, um dos maiores especialistas em Titanic no mundo.




















Submarino: americana mostra em vídeo detalhes de passeio que visitava destroços do Titanic

A estadunidense Chelsea Kellogg fez o passeio da Oceangate em julho de 2022 e registrou toda a experiência. A jovem adorou o passeio, agradeceu a empresa e disse ter realizado 'um sonho de uma vida'.


James Cameron diz que buscas por submarino que implodiu foram uma farsa | Jornal da Band

O diretor do filme Titanic, James Cameron, fez críticas pesadas à marinha americana e disse que a operação de buscas pelo submarino não passou de uma "farsa prolongada". 

Cameron é um grande apaixonado pelo fundo do mar. O cineasta, que dirigiu o filme, fez 33 expedições para visitar os destroços do Titanic. “Quando eles finalmente conseguiram um equipamento lá embaixo que poderia atingir a profundidade, eles o encontraram em poucas horas. Provavelmente em minutos”, disse. A fala do cineasta fortalece o que vem sendo noticiado na imprensa americana, que a Marinha americana já sabia da implosão do submarino desde domingo (18 de junho). Os destroços do Titan foram encontrados a cerca de 500 metros de onde está o Titanic. Um ambiente que as autoridades descrevem como remoto, implacável e desafiador. Sobre a possibilidade de encontrar os corpos das cinco vítimas, a Marinha foi enfática e afirmou que não há perspectiva. As famílias cobram respostas. A principal linha de investigação é que a janela panorâmica não suportou a pressão da água. O investidor americano, Jay Bloom, revelou como o dono do submarino, que também morreu na tragédia, tentou convencê-lo a fazer uma viagem até os restos do Titanic.


Especialistas: Corpos no Titan se desintegraram em micropedaços 
Restos mortais dificilmente serão encontrados

Os restos mortais das vítimas do submarino Titan, que implodiu durante expedição até os destroços do Titanic, dificilmente serão recuperados. Especialistas explicam que, no acidente, os corpos se desintegraram em muitos micropedaços, que devem ser rapidamente ingeridos pelos predadores que vivem nas profundezas. 

A quase 4 mil metros abaixo da superfície, os efeitos da pressão da água são devastadores, como explicou o pesquisador do Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao portal G1. De acordo com ele, toneladas comprimiram as vítimas em todas as direções de maneira tão rápida, que elas sequer sentiram a morte. – A uma profundidade dessa, a implosão age como uma “pancada”, um trauma sobre os corpos. Eles viraram destroços instantaneamente – acrescentou o coordenador de anestesia do Hospital Sírio Libanês, Arthur Segurado. 

Além disso, a fauna marinha que vive nas profundezas do Oceano Atlântico é muito ávida por alimento, pois em regiões tão extremas há pouca comida. – É uma questão da biologia das águas profundas. Longe da superfície, sem a luz necessária para a fotossíntese, os organismos enfrentam privação de alimento. O que cai ali é consumido muito rapidamente – declarou Paulo Yukio, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Entre os animais que habitam a região, estão o tubarão-da-groelândia e o tubarão-alfabar, o peixe-bruxa e o verme-zumbi, anelídeo que se alimenta de ossos.

Com informações de 
 Fantástico - Rede Globo 
https://g1.globo.com/
Uol.com 
Rede bandeirantes
extra.globo.com/
band.uol.com

Reedição de texto por Rodrigo, Titanic em Foco
https://pleno.news/

4 comentários:

Jose. A disse...

Olá a todos.



(Reflexão)

Eu também, vou falar sobre isso na minha conta.

Incrível que você tenha feito uma reportagem sobre essa tragédia.
Obrigado, de toda a comunidade global do Titanic.

Quem ainda está de luto.

Esta notícia, da mídia, da imprensa ou da propaganda do século 21, foi a galinha dos ovos de ouro para eles em todo o mundo.

Mas é verdade, que chocou todo mundo, até quem não se interessou pelo Titanic, rádio, televisão, internet, foi incrível. Eu não vi nada parecido, quase desde o 11 de setembro.

Só estive tão quebrado e deprimido 3 vezes neste século, e um deles foi com a morte de PH Nargeolet. Ainda não acredito que ele morreu.

Um dos pilares de concreto do Titanic se foi.

Toda essa tragédia, e a de PH, dá para escrever um grande romance. A vida mais uma vez nos deu uma grande lição, sobre o mistério da existência, sobre o destino, e outras coisas.

Não acredito que o Titanic não deixou Nargeolet escapar em este 2023.

"Você pode deixar o Titanic, mas o Titanic não vai deixar você."



(A tragédia )

No ano de 2022 o submarino já dava sinais do que estava por vir, com falhas elétricas, de controle, fios soltos e outras deficiências.

Acredito que este submarino foi uma bomba-relógio, foram múltiplas deficiências que levaram a esta tragédia.

Como o Titanic nos ensinou. a história mostra que não aprendemos nada.

É também uma metáfora para o mundo moderno, ganância, incompetência, deficiência e tragédia.

Esta tragédia é o ponto de inflexão, para nunca mais permitir que essas empresas pobres e gananciosas operem livremente.

Toda a segurança deve ser revista.

Como se está mergulhando há quase 40 anos no Titanic, não houve acidentes, porque eram submarinos bons, confiáveis ​​​​e governamentais. E não esta empresa, gananciosa e pobre. Apanhou-nos a todos de surpresa, e eu o primeiro, não esperava. Agora depois de analisar a questão, ai amigo... aí entendeu.

As pessoas que desceram nos últimos dois anos têm que agradecer ao céu, podem ter sido eles os mortos.


( O que aconteceu? )

As famílias dos mortos podem ficar tranquilas, o grande medo de todos nós era que eles sofressem. Felizmente foi tudo muito rápido.

Os corpos, ou o que resta deles, se juntarão às vítimas ao fundo como em 1912. Impressionante, impressionante, mãe do céu. Incrível.

Fala-se da falha do corpo do submarino, não compartilho dessa visão. Estou convencido de que a falha ocorreu na porta de entrada deficiente e rudimentar, que a meu ver era um verdadeiro lixo.

Acho que falharam os parafusos, que eram necessários para aparafusar e desaparafusar, cada vez que você entrava e saía do submarino. Dá para acreditar?.. Incrível.


(Homenagem e conclusão)

Também é importante dizer que tudo foi muito estranho na expedição deste ano. Em 2022 trouxeram um barco de apoio moderno e tecnológico, este ano foi dos anos 60 ou 70.

Resumindo, isso vai dar muito, muito o que falar, dá para escrever um romance.

Eram todas boas almas, que descansem em paz, todas elas.

Esta é filosoficamente uma incrível lição do mistério da vida.

E claro nossa eterna homenagem a PH Nargeolet, que dedicou toda a sua vida à história e legado do Titanic.

E, finalmente, o Titanic não o deixou escapar e o reivindicou para si.
O destino está escrito.

Parabéns e obrigado por esta matéria, muito bem feita e escrita. Em um momento histórico da história do Titanic, que, assim como o Britannic, agora já tem mortos em seus destroços.

Titanic 1501.



Titanic 1996 - CBS

"É bom que não saibamos desde o início como vão acabar as coisas. Ou nunca faríamos os viagens que estamos destinados a fazer nesta vida."




EM MEMÓRIA DE TODOS ELES.



27/06/2023


Jose. A
Da Europa.
Saudações a todos. Obrigado.

Vida de adolescente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vida de adolescente disse...

Oi rodrigo eu acompanho desde de os 14 anos li a matéria sobre o iceberg que afundou o titanic em 1912 e no telefilme Titanic e no documentário por dentro do Titanic da bbc de 2012 mostram icebergs diferentes o do por dentro do titanic aquele que foi usado como inspiração pra o iceberg de somente deus por testemunha de 1958 onde a sobrevivente do Titanic Elizabeth Dowdell disse que viu o iceberg da janela da cabine de terceira classe dela

Rodrigo disse...

Boa noite amigo, obrigado pela sua consideração ao blog

Bem, do que eu observei ao longo dos anos, existe de fato uma lista grande de icebergs considerados "o iceberg", isto é fato. Mas hoje o iceberg aceito entre a comunidade de historiadores e que tem maior possibilidades - segundo as análises - de ter sido o real iceberg é o que apresentei na matéria "o verdadeiro iceberg que afundou o Titanic", A conclusão não foi minha, o que fiz foi apenas apresentar o que hoje é acreditado pelos historiadores. E, no caso, assim como os demais, não existe uma confirmação de que seja de fato aquele da matéria, mas.... dentro do que é possivel chegar e dada as circunstâncias em que a foto foi tiradas, colocando as testemunhas oculares em consideração ouvidas nos inquéritos... aquele é o que carrega as maiores chances do que todos os demais apresentados ao longo dos anos até aqui.

Bem, estas são conclusões que tirei o observando as palavras dos que sabem mais que eu que sou entusiasta. Abraço.