oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Coração do Oceano - Heart of Ocean - Le Coeur de La Mer


Seja bem vindo ao TITANIC EM FOCO

O que seria de um grande filme não fosse uma peça chave, responsável por desencadear uma grande história?

Em Titanic ( 1997 ) esta "chave de start" é uma jóia: O Coração do Oceano, Heart of the Ocean, Le Coeur de La Mer, este é o nome do mundialmente famoso colar presenteado à personagem Rose DeWitt Bukater - Kate Winslet - no megassucesso Titanic; é seguro dizer que hoje esta magnífica peça da joalheria é uma das mais famosas jóias do cinema mundial.
Saiba um pouco mais desta peça amplamente conhecida.

AcompanheO Coração do Oceano, Heart of the Ocean, Le Coeur de La Mer

O diamante "Coração do Oceano", do famoso colar usado pela personagem Rose na cena onde é desenhada nua pelo parceiro Jack é um diamante fictício, jamais esteve no Titanic, o navio real, assim como também é fictício o casal romântico Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater (interpretados pelo ator americano Leonardo DiCaprio e pela atriz inglesa Kate Winslet). A jóia existe apenas no enredo do filme Titanic, e foi desenhada e fabricada única e exclusivamente para o filme dirigido por James Cameron em 1997.

A peça foi feita pelos joalheiros Asprey e Garrard, de Londres, através de uma pedra preciosa sintética denominada zircônia cúbica de cor azul, que foi afixada a uma armação de ouro branco, cujo valor era de US$ 10.000 (10 mil dólares). Hoje esta jóia utilizada nas cenas do filme encontra-se protegida no acervo dos Estúdios Twentieth Century Fox

Portanto a jóia, que na ficção é chamada de diamante, na realidade tratava-se de uma zircônia fabricada em laboratório, uma pedra preciosa sintética de valor muito inferior ao diamante, mas de grande beleza e brilho.



Assista as cenas onde a personagem Rose posa nua para ser desenhada pelo parceiro Jack, usando apenas o colar Coração do Oceano.
.
.
O colar do filme Titanic realmente têm formato de coração?

Ao lado - Uma pedra preciosa idêntica à do colar Heart of the Ocean (Coração do Oceano) utilizado pela personagem Rose DeWitt Buckater. A pedra recebeu a lapidação trilliant.

Para que uma gema (pedra preciosa) saia de seu estado bruto natural e chegue ao design desejável com brilho e beleza, é necessário que a mesma passe pelo processo de lapidação.

A lapidação é um processo que faz uso de máquinas e ferramentas que, operadas por profissionais, eliminam porções indesejáveis das pedras preciosas com intuito de conferir-lhes um formato específico, polimento e brilho característico, para que assim então sejam utilizadas na fabricação de jóias.

Existem muitos formatos de lapidação, e alguns deles são aplicados à pedras específicas. O corte brilhante, por exemplo, é extremamente apreciado e utilizado com mais frequência em diamantes. Alguns dos muitos formatos bem conhecidos de lapidação são: baguete, cabochão, esmeralda, navete, briolet, entre outros.

A jóia Coração do Oceano, por sua vez, apesar do nome pela qual foi batizada, não trata-se especificamente de uma gema lapidada com formato exato de um coração. A pedra do famoso colar do filme na verdade fora lapidada com o conhecido corte trilliant.

As pedras preciosas lapidadas com o corte trilliant resultam em peças com formato bastante similar à um coração, e podem variar entre formato curvo arredondado (como a do filme) ou de linhas mais retas. O corte trilliant (trillion ou trillian) foi criado pelos irmãos Asscher em Amsterdan e, mais tarde, registrado pela companhia Henry Meyer Diamond de New York em 1962.


Ao lado - Uma pedra preciosa realmente lapidada em forma de coração (possivelmente um diamante), diferente da lapidação que fora então utilizada no colar apresentado no filme Titanic.
A versão usada por Celine Dion na noite do Oscar

Para a Cerimônia do Oscar de 1998 foi encomendada também à Asprey e Garrard, uma cópia do colar, a qual foi usada pela cantora Celine Dion (intérprete da música My Heart Will Go On, da trilha sonora de Titanic). Esta peça, por sua vez, não era exatamente idêntica à versão utilizada no filme, considerando que esta enorme safira azul foi lapidada com formato de um verdadeiro coração alongado, o que a tornou claramente diferente da pedra de zircônia artificial empregada no colar do filme em sí.

Na noite de gala do Oscar Celine Dion cantou a música My Heart Will Go On usando a jóia, que foi avaliada em 3,5 milhões de dólares (!). Esta jóia, por sua vez, foi feita com uma verdadeira safira do Ceilão engastada em platina e rodeada por 65 diamantes reais; como diferença óbvia adicional à peça utilizada no filme, esta versão têm o verdadeiro formato de um coração. Uma autêntica jóia, no sentido artístico e técnico da palavra.

Esta versão, por sua vez, não aparece no filme Titanic, foi criada após o fim das gravações e usada apenas na noite do Oscar. Esta peça então fora vendida em leilão beneficente para a o "Fundo Memorial Diana, Princesa de Gales" por $ 2,2 milhões de dólares. Hoje este colar pertence à filha de um rico cliente da marca de jóias Asprey.


Segue o vídeo onde Celine Dion canta a música "My Heart Will Go On" com a reprodução vendida por$ 2,2 milhões milhões ao pescoço. Num dos momentos mais quentes da execução da música, Celine Dion faz um gesto brusco, bate sobre o colar e o faz saltar no pescoço - nada demais. Esta foi a cerimômia do Oscar realizada em 23 de março de 1998, onde o filme Titanic foi historicamente premiado com 11 estatuetas, empatando com o épico filme Ben-Hur, igualmente premiado com 11 prêmios Oscar em 1960.

A versão usada por Gloria Stuart na noite do Oscar
g
Ainda à tempo da cerimônia do Oscar de 1998, o joalheiro Harry Winston usou um diamante de 15 quilates ( 3,0 g.) para produzir sua própria interpretação do colar "Coração do Oceano". Este colar é uma adaptação de design livre, e foi avaliado em 20 milhões de dólares. A jóia foi então entregue à atriz Gloria Stuart, que interpretou Rose Calvert no filme Titanic (apesar de Gloria Stuart ter 86 anos de idade à época das gravações, a sua personagem - Rose - tinha 100 anos de idade). Gloria Stuart usou o colar na cerimônia que premiou o filme Titanic com 11 estatuetas do Oscar em 23 de março de 1998.

O Diamante Hope, a inspiração

Ainda que o diamante do colar "Coração do Oceano", usado pela personagem Rose DeWitt Bukater, foi uma criação idealizada e fabricada exclusivamente para o filme Titanic em 1997, a jóia ficcional fora livremente inspirada pelo diamante Hope.

O famoso diamante Hope, que é um caríssimo diamante real de coloração azul metalizada, é avaliado entre 200 e 250 milhões de dólares. Sua história ultrapassa 300 anos e carrega uma grande mistura de lendas e de supostas maldições, que relatam que esta jóia trouxe muito azar (e até morte) aos vários proprietários ao longo dos séculos. No entanto o diamante Hope não têm qualquer parte de sua história verídica relacionada ao Titanic, a jóia jamais esteve no navio e tampouco pertenceu à qualquer um dos passageiros.

O diamante HOPE encontra-se no Instituto Smithsonian, nos EUA, no qual faz parte da coleção fixa.


Abaixo o vídeo que mostra o diamante HOPE exposto no Instituto Smithsonian, o diamante que inpirou o diretor James Cameron na criação do Coração do Oceano.


A versão comercial fabricada pela Companhia J. Peterman

A Companhia J. Peterman, em 1997, quando o filme foi lançado, fabricou reproduções do Coração do Oceano. Esta versão consiste em 137 cristais autríacos que rodeiam uma imitação de diamante azul. A peça é embalada em uma caixa azul-marinho articulada e acompanha um certificado de autenticidade validado pela Twenty Century FOX. Ainda que bonita e considerada réplica oficial, a reprodução passa distante de ser uma réplica, considerando que seus detalhes não coincidem com a jóia no filme, no entando foi muito bem recebida pelos cinéfilos e colecionadores. Embora não esteja mais disponível no varejo, este colar ainda pode ser encontrado à venda nos sites de comércio eletrônico, como o e-bay.
.

Acompanhe o vídeo
Originalmente divulgado por eShark UK
Uma versão recente

A alguns anos um um joalheiro norte-americano tem disponibilizado reproduções do Coração do Oceano de grande qualidade, feitas artesanalmente com dezenas de cristais lapidados e um grande cristal azul em formato Trilliant. Foram criadas duas opções distintas: uma em tamanho real (mais cara) e uma em tamanho ligeiramente reduzido (mais barata). O valor de venda gira entre 500 e 1.000 dólares, e os exemplares não são tão facilmente encontrados no mercado. Ainda que seja uma reprodução de grande qualidade e aproximada da versão criada para o filme Titanic, esta reprodução não é uma cópia fiel em todos os detalhes; contanto permanece como uma das mais belas já dispostas para venda ao público, ainda que não tenha qualquer ligação direta ou aprovação dos Estúdios FOX, pois trata-se de uma recriação particular, desenvolvida por Jill Bailey.
.
 
Acompanhe
g
Uma versão barata

Para quem não pode gastar uma grande quantia, ainda há no mercado uma bonita reprodução do Coração do Oceano, uma das versões mais populares e baratas, vendidas a baixo preço em inúmeros sites de comércio eletrônico. A algum tempo adquiri uma destas peças, sendo esta versão fabricada com uma base em metal ródio, onde localizam-se 28 pedras de strass que rodeiam um coração em cristal Swarowski azul esverdeado - 2.1 cm de largura - espelhado por detrás; a gargantilha é também composta de ródio e strass, numa soma de 71 pedras.



Logicamente a peça que possuo é de baixo valor e é apenas uma imitação barata, ainda assim causa impacto pela beleza e pela história na qual foi inspirada, cuja qual quase todos nós "Titânicos" admiramos.

Acompanhe

https://38.media.tumblr.com/tumblr_lqu58rAsFg1qeyufyo1_500.gifCrédito

Tradução, adaptação e edição de texto e imagens - Rodrigo, TITANIC EM FOCO
Crédito da fotografia "Celine Dion" - amigo Jeffeson Nitsche Krüger

43 comentários:

Jefferson disse...

Amigo post perfeito, muito legal saber de novas informações. Parabéns pelo blog :D
abraços

Lucas Rubio disse...

Ual, bem legal estas informações! Abraço amigo!

Lucas Rubio disse...

Sem contar que é uma belíssima jóia, que encanta muitos todos nós!

Mário Monteiro disse...

o proprio filme faz referencia ao diamante hope como um irmão do coração do oceano =) gostei do post optimo!

Anônimo disse...

Vi um cara no Mercado livre vendendo um Coração do oceano. Ele dizia que era o original, usado por KAte W. e tinha aé o certificado da fox, e era importado. O preço era uns 1500 reais. Se era o verdadeiro ou não, eu não sei, só sei que ele tema que é, e qd eu vi n tinha vendido nenhum! Será que ngm acredita e prefere comprar um mais barato? rsrs

Anônimo disse...

Parabéns! Adorei seu site. Ganhei de aniversário de casamento um coração de Rubi comprado em um navio de cruzeiro e lembrei do Titanic. Abraços Malice

Rodrigo disse...

Olá Malice, fico feliz com sua atenção ao meu blog e agradeço a visita, seja sempre bem vinda. Um presente pra lá de romântico hein! E é inevitável deixar de relacioná-lo ao Titanic... Esta história, independente de ser vista pelo lado real ou ficcional tem um poder tão grande que dificilmente passa desapercebida... Uma fonte inesgotável de admiração e inspiração.

Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog !!!! Muitas informções valiosas ....


Abraços
Karolina Pimentel

Rodrigo disse...

Obrigado pela visita Karolina, se encontrou boas informações já estou satisfeito. Seja bem vinda.

Mariana disse...

...e quem é que não gostaria de ser Rose por um dia, com um colar desses? Ótimo post.
Aliás, parabéns pelo blog,Rodrigo! Acaba de ganhar mais uma visitante assídua. Preciso agradecer por todas as informações mais que completas, fotografias, vídeos. Se existem nesse mundo assuntos que me fascinam, são certamente a Guerra Civil Americana e toda a história do incrível "navio inafundável".
A versão cinematográfica de 97 é belíssima - e me gabo sempre, por ter sido produzida em meu ano de nascimento.
A propósito, A Night To Remember está disponível em português apenas em Portugal? Obrigada!

Rodrigo disse...

Oi Mariana, obrigado pela atenção ao Titanic em Foco, seja bem vinda, sempre bom saber que há muitas pessoas que tem um interesse e curiosidade por esta história impressionante. Titanic 1997 é, sem dúvida, um marco na história do RMS Titanic, um filme primoroso em todos os sentidos. Sobre o Livro A Night to Remember o que eu sei é que ele não foi lançado no Brasil mesmo, mas em Portugal há a versão em português, pois lá sim ele foi lançado, o resumo que eu postei veio de uma antiga revista brasileira. Eu tenho o livro A Night to Remember, mas totalmente em inglês, e bom seria se ele fosse relançado no Brasil, é um livro fascinante pelo que se pode notar, venderia muito bem.

Abraço!

Rodrigo

Rodrigo disse...

Oi Geovan

Não tenho informações se há venda deste colar em algum ponto fixo no Brasil. Por hora sei que apenas no site MERCADO LIVRE há um idêntico à minha peça a venda.

Mas se for tentar uma compra pela Internet sempre tome muito cuidado.

: )

Tainá disse...

Rogrido gotaria de saber onde voce comprou o colar , e me daria o site , eu doida para comprar um , e quero um igual o seu .. ameei o seu blog .

Rodrigo disse...

Oi Tainá, obrigado pela visita. Adquiri o colar no site MERCADO LIVRE, e sei que neste momento há alguns similares à venda no site.

Boa sorte.

rander disse...

já li todos os seus post rodrigo massa d+ cara as suas leituras são muito enteressantes e bem explicativas..... vlw kara continue assim vlw.... já ansioso por mais post....

Rodrigo disse...

Oi rander

Obrigado pela atenção ao TITANIC EM FOCO. O blog só existe porque tenho admiração pelo Titanic e só se mantém porque recebo o retorno e a atenção dos amigos leitores que também têm interesse e curiosidade pela história deste navio de fama tão popular.

Vamos em frente,,, a publicação aqui no blog é sempre muito tranquila, mas tudo o que é publicado recebe grande atenção para que as informações estejam o mais corretas e claras possível.

Até mais.

Assuero disse...

Oi Rodrigo meu nome é Assuero eu gostei muito desse enorme documentario do titanic eu tambem sou muito fã da historia e do filme. Ao ler a historia do coração do oceano eu não sabia que ele era cientifico, então vc quer dizer que ele nunca existiu na historia real do titanic?

Assuero disse...

Com duvidas ou não o seu Blogger é exelente me deu muita enformação a coisas que não sabia ainda sobre o titanic obrigado por me informar até a próxima.

Rodrigo disse...

Oi Assuero, seja bem vindo, obrigado pela atenção ao Titanic em Foco.

Realmente não existiu um colar chamado "Coração do Oceano" no Titanic, esta jóia foi fabricada exclusivamente para o filme em 1996/97, ela foi uma criação do diretor James cameron, ou seja, é uma jóia da ficção.

Apesar de ficcional, este colar foi inspirado pelo diamante HOPE, que é uma jóia secular, contém uma longa história de maldições.

Porém o diamante Hope também não esteve no Titanic. Resumindo: o colar do filme é tão ficcional quanto os personagens Jack e Rose.

Até mais.

Anônimo disse...

Nossa, já era fascinada pela história do Titanic, e com o blog, minha sede de conhecimento aumentou! Meus parabéns ao execelente trabalho e pesquisa! INCRÍVEL!

Maristela disse...

Esse colar pode não existir dessa forma, porém há um muito parecido entre os artefatos do Titanic. Como a foto tem baixa resolução, não dá para perceber se no coração havia uma pedra preciosa ou não. Peço que quem está curioso, procure por essa foto na Internet. Vale a pena. Sou fã do Titanic desde quemeu irmão me contou sobre ele quando ainda era uma criança.

Assuero disse...

Obrigado por responder minha pergunta Rodrigo. Séra se vc tem uma reflica do (Coração do oceano) para mostrar para seus leitores? Nós ficaremos muito satisfeitos em ver uma reflica do colar com o criador do Blogger. Até a próxima.

Rodrigo disse...

Oi Assuero

Sim, tenho uma réplica, no entanto minha peça é apenas uma reprodução "barata", que não chega sequer aos pés da peça original mostrada no filme. No entanto, mesmo longe de ser idêntica, esta minha reprodução é bonita.

A minha peça está na matéria, mostro ela no vídeo do tópico chamado "Versões baratas", no vídeo descrito como "Abaixo o vídeo de minha peça".

Até mais.

Páginas da Júlia disse...

Fiquei super feliz em encontrar seu blog. Adoro o Titanic. Vi o filme em 3D hoje. Amei! grande abraço.

Rodrigo disse...

Blog da Fadinha

Obrigado pela atenção ao Titanic em Foco, seja bem vinda.

Rodrigo.

Anônimo disse...

vei eu não sabia que o colar não era verdade e nem que o casal era de ficção eu pensava que tudo que acontecia no filme era verdade.
taiane

acer disse...

Olá,Rose Dewitt Bukater pode Não ter Existido Mas a Personagem se Basea em uma mulher Chamada Beatrice Wood Ninguém se sabe se ela estava no titanic mas outras pessoas dizem que
Jack Era Ficção mas não se sabe se Beatrice Wood Esteve no Titanic mas todos falam que ela que contou a História do Titanic...
Obrigado!

Rodrigo disse...

Oi Acer - A artista Beatrice Wood serviu apenas como uma das inumeráveis inspirações para as quais James Cameron recorreu na criação de sua personagem "Rose". No caso de Beatrice, Cameron inspirou-se em suas obras de olaria (trabalhos em argila); e é exatamente por isto que vemos a pesonagem Rose ao modelar um vaso de argila em um torno giratório, logo em sua primeira aparição no filme. No entanto Beatrice jamais esteve no Titanic, sua história não têm qualquer relação com a tragédia.

Grato pela visita

Rose disse...

Eu ganhei o meu coração do oceano
do meu noivo
agora em dezembro. Ele é de cristal azul mesmo e strass, vi a nota, custou 1.650, veio por encomenda. Vou usa-lo nesse ano novo. Ele quer q eu use!

Isabela disse...

Parabéns pelo seu blog, Rodrigo. Muito rico em informações e imagens. Sobre o colar, informo que, no momento, está à venda no site do Mercado Livre uma cópia autenticada pelos Estúdios Fox, no valor de R$ 1.500,00. Existe também uma outra versão ,de luxo, no valor de R$ 4.300,00. Para quem quiser e puder, boa sorte!

Rodrigo disse...

Oi Isabela, obrigado pela atenção ao blog. Vou expandindo tranquilamente, tentando trazer bom material.

Pois é, há realmente uma versão rigorosamente idêntica à versão do colar do filme no Mercado Livre. É perfeita nos menores detalhes, fantástica.

O vendedor desta versão caríssima é o mesmo de quem eu consegui adquirir uma versão do colar feita por Jill Bailey (é a penúltima peça descrita desta matéria). Considerando que a versão de Jill Bailey não é rigorosamente idêntica ao colar utilizado no filme, ainda assim é um verdadeiro encanto olhando de perto. Guardo como recordação para sempre, é uma peça de ótima qualidade. Esta versão que comprei há alguns meses continuava disponível até poucos dias pelo mesmo vendedor, por volta de R$ 850,00.

Até mais, seja sempre bem vinda.

Anônimo disse...

Adooorei ,Hooje Eu Assistr o filme passando na Tv Record e fiquei bastante interesada em saber de tudo ,pesquisei tudo ,em varios sites ,o seu foi o melhor ,estás de Parabpens ...

Karol Montenegro ,Tenho 17 anos ,Sou Da Paraiba Pb Brasil ,Abraços :)

Rodrigo disse...

Oi Karol,

obrigado pelo apoio. Se o conteúdo informa, a missão do blog está cumprida.

Seja bem vinda.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo se os atores são fictícios o que você diz sobre o desenho que estava embaixo d'água há 84 anos??? Aguardo por uma resposta lógica...

Anônimo disse...

BRENO FERREIRA
Olá Rodrigo se os atores são fictícios o que você diz sobre o desenho que estava embaixo d'água há 84 anos??? Aguardo por uma resposta lógica...

Rodrigo disse...

Oi Breno.

Num resumo do resumo, a resposta lógica é: As personagens Rose e Jack, e o "Coração do Oceano" são todos ficcionais, criados pela imaginação de Cameron. E igualmente ficcional é o desenho. "Titanic" é um filme apenas baseado na realidade, onde muito do que vemos simplesmente é fictício. É um filme, não um documentário.

É isto, simples assim. Até mais.

Anônimo disse...

da uma tristesa saber que esse raro e belo e de alto valor esta intcto e perdido la nas profundezes entre os destroços do titanic, haaaa que dóóó´. // o0.

Anônimo disse...

querem um colar igual, entre la, MERCADO LIVRE.COM, la voçes encontra igualzinho e lindo, eu amei o meu, 1- MERCADO LIVRE 2- DIGITA, COLAR CORAÇÃO DO OCEANO TITANIC,, entren lá..

Satepepama disse...

Por gentileza, vc saberia me dizer onde encontro essa replica do colar feita pelo J.Peterman?

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi, bom dia

Aqui no Brasil não tem nenhum disponível pelo ML agora, mas já houve algumas vezes, sempre com valor muito alto, desproporcional para um colar que é feito na realidade com materiais baratos.

O colar to tópico "UMA VERSÃO RECENTE" também surge para venda no ebay de vez em quando, é muito bonito, feito com cristais de qualidade, e é muito mais semelhante ao colar utilizado no filme do que o de Peterman (é um colar bem pesado inclusive, assim como "Rose" relata no filme). Então se você puder e quiser optar por ele, não vai se arrepender. O valor dele varia demais de vendedor para vendedor, por isso é preciso ser cauteloso. Ele já esteve a venda também aqui no ML.

O único Peterman que encontrei hoje a venda está no ebay, custa 769 dólares. Como é um item fora de catálogo faz muito tempo, você só vai encontrar como usado.

Aí está

http://www.ebay.com/itm/J-Peterman-Heart-of-the-Ocean-Necklace-/221949923941?hash=item33ad3f1265

Até.





Unknown disse...

Na boa Rodrigo...eu detesto o filme em si, não suporto a música, os seus acordes e melodia iniciais. Mas o lado valoroso foi o do filme mostrar ao mundo o navio, que muitíssimo antes de ser realizada producão, já fazia parte da minha vida...na minha ifância e pré-adolescência eu sonhava, ou melhor, tinha pesadelos horríveis com algo que parecia ser um naufrágio numa noite escura repleta de gritos agonizantes, pessoas e objetos boiando numa superfície vitrificada. Daí a imediata associação com o Titanic.
Amo o Titanic, mas o mais comovente pra mim foi o heroismo de membros da tripulação, ente eles o Capitão Smith e Thomas Andrews...não se vê esse comportamento nos ias atuais, vide o Costa Concordia.

Abs...e continue com o Titanic em Foco

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Demorou muito para que eu entendesse quais são os méritos e deméritos do filme, e o valor real disso de fato está em coisas que estão para além do que a tela mostra. Hoje o filme Titanic é visto como um marco de diferentes formas, com um grande serviço prestado a história do cinema e um valioso serviço para que o verdadeiro Titanic voltasse à tona de forma forte e popularizada no mundo todo, ainda que a custo de mais lendas e invenções que, para quem não tem, lá grande interesse nisso tudo, são difíceis de quebrar.

Como espalhador cultural o filme é um primor como apenas o naufrágio real em si com o choque de gravidade foi capaz de fazer no mundo todo. Mas como representação honesta da realidade e dos meandros dos fatos, hoje sabemos que não. O blog nasceu justo devido à este impacto que isso me causou, e com minha preocupação de entender o que é e o que não é... Até onde vai a história e onde começa a ficção. Porém, diferente do que acontece bastante, eu sempre enxerguei o cinema e a realidade com olhos empolgados, e sabendo dissociar uma coisa de outra ao mesmo tempo em que mantive as duas coisas juntas em harmonia dentro do blog. Ao menos foi o que sempre tentei com vontade.

Mas enfim, é e bela aura de arte e história que gira ao redor disso tudo que me fascinou desde o começo. Seja na história real, seja no filme e nas demais manifestações onde o Titanic está presente. E claro, ao redor e dentro de tudo isso, realidade e ficção, há um mundo de aspectos incríveis que encantam, assustam, ensinam, intrigam. Não há nada a perder se sabemos como observar. Hoje observo tudo com um distanciamento e uma visão radicalmente diferente da época em que meu interesse se iniciou, e entre idas e vindas, sempre encontro algo que ainda faz com que valha a pena analisar com empolgação.

O tempo passou, e aquilo que começou com um fascínio sem direcionamento, aportou num lugar de entendimento, no sentido de que captei que em primeiro plano é a arte que me conecta a isso tudo em primeiro plano, e a contribuição incrível que o Titanic trouxe para mim como entusiasta curioso, foi me levar a aprender sobre tantas outras coisas que estão direta ou indiretamente ligadas a ele. Entre tantas coisas, a mais importante é a inspiração, me fazendo criar arte levado por este encanto por arte e história antiga que sempre tive.

Cá estamos, 20 anos após o lançamento e quase 106 anos após a história. E o assunto ainda está presente, um sinal de que tem algo aí que não se esgota para sempre porque tudo é muito rico, e tem o que oferecer. Enquanto isso tem gente ainda por todo canto do mundo levando este interesse que até pode começar sem grande explicação, mas que com o tempo a neblina baixa e se consegue ver de que porto saiu e para onde vão estas histórias dentro de nosso imaginário e como elas nos influenciam positivamente. Se num filme que marcou o cinema ou numa história real que marcou uma era, basta observar atentamente porque nem tudo nos prende, mas há grandes tesouros nisso a serem procurados.

Até mais, agradeço o seu comentário.

Unknown disse...

Rsrs deixe-me ratificar Rodrigo: eu não gosto do enredo envolvendo os dois personagens principais, como o de uma espécie de Romeu e Julieta romântico-dramalhônico. Até entendo pelo ponto de vista mercadológico...o filme precisava gerar lucro aos estúdios uma vez que foram alocados muitos milhões para custear a produção. No começo os executivos até torceram o nariz duvidando do alcance que o filme teria no grande público, se não conseguissem êxito poderia levá-los à falência. Mas Cameron um sabido amante e entusiasta de tudo que envolve o Titanic, conseguiu á duros custos convencê-los de que a produção seria viável e traria enorme dividendos aos estúdios, o que de fato ocorreu.
Cameron se esforçou ao máximo em trazer fatos e personagens históricos e até mitos como o mais famoso deles(vc sabe qual rsrs).

Por fim o filme acaba quando o navio desaparece sob a água...pelo menos a parte que me interessava.

Abs titânicos irmão!!!