oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Titanic, 100 anos: Reportagem do Fantástico

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Exibida no programa Fantástico - Rede Globo - na noite de 08 de abril, último domingo, a longa reportagem a seguir traz a história do Titanic recontada na cobertura jornalística apresentada pelo repórter Marcos Uchoa. A reportagem percorreu algumas das cidades da Europa diretamente relacionadas à história do Titanic, tal como o porto de escala na cidade de Queenstown, Irlanda (atual Cobh) e Belfast (Irlanda do Norte), onde o navio fora construído.

Assim como grande parte das reportagens sobre o Titanic, esta matéria do Fantástico não escapa à uma fileira de dados e informações incorretas. No entanto isto é uma via de regra, visto que nem mesmo as matérias publicadas em mídia estrangeira escapam aos muitos erros históricos.

Mas a reportagem vale-se pelo bom conteúdo e pela reconstituição dos últimos instantes do Titanic, mostrados através das cenas do documentário "What Sank Titanic?" (O que afundou o Titanic?), exibido em 2011 pelo Discovery Channel como parte da série Curiosity.

AcompanheFantástico Refaz Trajeto do Titanic Após 100 Anos do Naufrágio


Divulgação - Sha Albuquerque
Fantástico refaz trajeto do Titanic após 100 anos do naufrágio

A jornada do Titanic acabou no fundo do mar - uma história que inspirou livros e filmes e que até hoje mexe com a nossa imaginação: como teriam sido os últimos momentos daquela viagem?

Nossos repórteres refazem o trajeto do Titanic e reconstituições feitas por computação gráfica explicam como e por que esse gigante dos mares naufragou.

Livros de todo tipo já foram escritos. Filmes, claro, o cinema de Hollywood. Mas também da Alemanha nazista, tiveram o Titanic como enredo. Hoje, a história do navio virou até atração turística Em Belfast, Irlanda do Norte, um museu novinho acaba de ser inaugurado. É um show de tecnologia, com detalhes da curta história do Titanic.

No local está a reprodução fiel da escadaria que levava os passageiros da primeira classe para o luxuoso restaurante.

De cima se vê o local exato onde o Titanic começou a ser feito. No dia 31 de maio de 1911, ele foi lançado ao mar. Mas estava longe de estar pronto. Aquilo era praticamente só o casco, o esqueleto, que foi levado para outro lugar pertinho.

O triste fim do Titanic é bastante conhecido. O começo, bem menos. Como quase tudo ligado ao navio, um local teve que ser construído para suportar o projeto de dimensões até então desconhecidas. É como se fosse o berço do Titanic.

Ao todo, foram três anos de construção. Ao contrário do que muitos imaginam, o Titanic não era único. Outro navio, Olimpic, da mesma companhia, já estava em funcionamento há um ano. Uma propaganda mostra como eram considerados iguais.

2 de abril de 1912: o Titanic fica pronto e depois de alguns testes, dois dias depois, zarpa para Southampton, que, por ser próximo a Londres, tinha virado o mais importante porto da Inglaterra.

Alguns prédios daquela época ainda existem, como a estação de trem por onde os passageiros chegaram. E hoje, claro, vários memoriais. Em números absolutos, Southampton foi a cidade que teve mais mortos na tragédia: 549.

10 de abril de 1912: imagens da partida do Titanic mostram o capitão Edward Smith, o mais bem pago homem do mar na época. Às 9h30 manhã, os 930 passageiros começaram a embarcar. Ao meio-dia, o Titanic partiu.

Um quase acidente na saída de Southampton fez com que o transatlântico chegasse atrasado à sua primeira escala, o porto francês de Cherbourg. Ali embarcaram os 142 passageiros que foram de trem, de Paris.

Na noite do dia 10 para o dia 11, o Titanic prosseguiu para a segunda escala, a cidadezinha de Cobh, no sul da Irlanda. Mas antes de chegar lá, vamos fazer um desvio e ir para o interior do país, Lahardane.

A placa da aldeia mostra, orgulhosa, a ligação da cidade com o Titanic. Um memorial está quase pronto para homenagear as 14 pessoas que saíram do local para o que, na época, era uma tentativa de fugir da extrema pobreza da região.

Paul Nolan é médico e resgatou a história dessa gente. Ele diz que dos 14 passageiros, todos da terceira classe, só três mulheres sobreviveram e só uma voltou à aldeia muitos anos depois.

Proporcionalmente ao tamanho do lugar, Lahardane foi onde a tragédia do Titanic foi mais forte. Os descendentes das vítimas mostram fotos dos parentes, orgulhosos de um passado tão triste.

Uma mulher é sobrinha-neta de uma das três sobreviventes. Ela conta que a tia estava em um barco salva-vidas, lembrou que tinha esquecido o chapéu, voltou à cabine e mesmo assim conseguiu embarcar, depois, em outro barco.

Lahardane tem ruínas onde viveu essa gente. A vida era dura, a terra não produzia quase nada. O inverno, gelado. Partir para a América era um sonho.

Todos chegaram de trem a Cobh, que na época se chamava Queenstown. A cidade ignorou a íntima ligação que tinha com a história do Titanic até o historiador Michael Martin descobrir documentos como o registro da capitania dos portos.

Um museu tem ainda uma garrafa que foi jogada ao mar com um bilhete de despedida e correspondências com o papel de carta especial do Titanic. Michael mostra também a foto da velhinha que era bebê no Titanic e que morreu em 2009 com 97 anos. Era a última sobrevivente. Foi ela, conhecida como Malvina, que inaugurou a placa em homenagem aos mortos.

Era possível avistar o Titanic na entrada da baía de Cobh. No dia 11 de abril de 1912, ele chegou ao meio-dia. Segundo Michael, 123 passageiros subiram, sete desceram. O prefeito foi dar as boas-vindas e, por uma hora e meia, comerciantes cadastrados entraram no Titanic para vender seus produtos.

Além de levar passageiros e emigrantes com suas malas carregadas de esperança de uma nova vida, o Titanic, como outros navios da época, tinha um papel crucial no mundo. Eram eles que levavam o correio. A comunicação entre as pessoas, empresas e governos era basicamente feita por cartas. As companhias de navegação disputavam um mercado valiosíssimo em que era importante mostrar com que rapidez tal navio era capaz de chegar com o correio. Isso, mais do que tudo, explica a necessidade de velocidade, algo que para o Titanic acabou sendo fatal.

Crédito

Fonte - Fantástico, Globo.com
Pesquisa e edição - Rodrigo, TITANIC EM FOCO

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rodrigo, como vai/ estou contando os segundos para a estréia de sexta feira. Bem, quanto à reportagem, achei-a razoável; o texto foi bem produzido, mas a reconstituição norte-americana dos ambientes do navio, ficou a desejar, porem as imagens computadorizadas exibiram amis detalhísmo; de todo modo, o trabalho contribuiu para rememorar a data marcante ocorrida neste mês.abração.Alvaro

Alvaro disse...

olá Rodrigo. Gostei bem mais da reportagem q acabei de assistir no JH, sobre o Titanic; achei-a emocionante, mais completa, envolvente e oportuna para o dia.Como imagino q vc irá comentar, decidi me antecipar-rs.Felicitações do amigo Alvaro

Rodrigo disse...

Oi Alvaro

Obrigado por indicar a reportagem do Jornal Hoje, incluí ela na matéria "Titanic, 100 anos: Notícias".

Gostei muito da reportagem do Hoje, ela é curta, porém bem mais simpática do que muitas outras frias matérias publicadas esta semana. Ela não escapou à erros de informações (como a maioria), mas é uma das que vale a pena ver.

Grato pela atenção, abraço.

Anônimo disse...

Aquela realmente éra a escadadria vaerdadeira ? sério o TITANIC brilhol por tempo demais as custas do OLYMPIC ... A empressão que paça, é, que sempre se almenta o mistério... Fora sempre os mesmos erros da partida do navio que nunca foi filmada, novamente sempre são as do OLYMPIC ...

Alvaro disse...

Meu amigo vc pode sempre contar com a minha modesta contribuição , especialmente quando se tratar do grande Titanic. Aliás vc ja deve esta informado sobre o projeto Titanic colorido, um trabalho fantástico que revela com maior intensidade toda a beleza do Titanic, não era a toa, o encanto das pessoas pela embarcação, especialmente em 1912, quando não existia quase nada de tecnologia.Esta semana vou assistir em 3D. Abração e que este final de semana seja de profunda reflexão sobre a data marcante