oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 14 de março de 2012

Belfast inaugura museu dedicado ao Titanic

Última atualização: Inaugurado no dia 31 de março de 2012 (sábado) o Museu Titanic Belfast, no mesmo estaleiro onde o Titanic foi construído.


Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Às vésperas do centenário do naufrágio do Titanic, que será relembrado mundialmente em 15 de abril do próximo mês, a cidade de Belfast (Irlanda do Norte) se prepara para a abertura de um museu, memorial e centro de convenções no exato local onde nasceu o mundialmente famoso navio que naufragou em sua primeira e inacabada viagem em 1912.

O museu está assentado no bairro Queen's Island, mais conhecido como Titanic Quarter (quarteirão do Titanic); A nova atração turística foi erigida à frente das antigas rampas onde foram construídos o Olympic (1911), o Titanic (1912) e o Britannic (1914). Quando aberto no dia 31 de março, o Museu Titanic Belfast se tornará oficialmente a maior atração turística e memorial voltada ao Titanic do mundo.

AcompanheMais de 80 mil entradas já foram vendidas para a estreia do centro Titanic Belfast, um edifício que será inaugurado na capital norte-irlandesa no próximo dia 31 para lembrar a construção do famoso transatlântico que naufragou em sua primeira viagem. Segundo a imprensa britânica, o espaço contou com um investimento de US$ 141 milhões e será o maior do mundo dedicado à emblemática embarcação, que colidiu com um grande iceberg na noite de 14 de abril de 1912 e naufragou na madrugada de 15 de abril, nas águas geladas do Atlântico-Norte.


"Em 2012 a cidade de Belfast finalmente se reconcilia com o Titanic: o navio tão trágico que fora produto das mãos de seus trabalhadores agora recebe um novo e saudoso olhar, oferecendo, daqui em diante, não apenas a atenção voltada para a tragédia, mas para todo o legado cultural por ele deixado. A bonita história da força de trabalho de Belfast, que foi responsável pela construção de alguns dos maiores e melhores navios do século XIX e XX, agora será recontada ao mundo graças ao poder de encanto do Titanic".


Abaixo: A grande fachada do Museu Titanic Belfast com sua forma de proa estilizada voltada diretamente para as duas rampas de construção dos famosos navios da Companhia de Navegação White Star Line; à esquerda da imagem vê-se os antigos escritórios de desenho da Harland and Wolff, onde o Titanic e seus dois navios-irmãos foram projetados e desenhados no final da década de 1910.


Robert Ballard, o oceanógrafo que redescobriu os destroços do Titanic em 1º de setembro de 1985.

A inauguração deste centro precede a realização do Festival do Titanic, uma série de eventos que serão realizados em Belfast para homenagear às 1.522 vítimas desta tragédia no ano de seu centenário. "O Titanic pertence a Belfast", afirmou Robert Ballard, o oceanógrafo que descobriu os restos da embarcação em 1985 e que também participou do desenho deste centro. "Estou encantado que a cidade que ofereceu o Titanic ao mundo seja capaz agora de recebê-lo no museu Titanic Belfast", afirmou Ballard.

Abaixo: O mesmo local, três momentos diferentes - de 1909 à 1914 os Estaleiros Harland and Wolff foram palco da construção dos três navios-irmãos da White Star Line. O gigantesco estaleiro foi utilizado por décadas na construção de grandes navios, mas foi semi-abandonado perante a crise no final dos anos de 1970. Hoje o local ganha nova vida com a construção do Museu Titanic Belfast e, no futuro, haverá a completa revitalização visando a plena utilização da área para moradia, centro cultural, turismo e como um marco memorial à construção naval da cidade de Belfast e atração turística especificamente voltada ao Titanic, visto que foi aqui onde nasceu "o mais famoso navio do mundo".

Após três anos em construção, o característico edifício aparece como um verdadeiro ícone da cidade, já que apresenta uma imensa fachada branca para representar o casco da embarcação e conta com uma altura idêntica ao comprimento da proa, 27 m. O centro, que espera receber 425 mil visitantes por ano, contará a história do Titanic ao público através de nove galerias, cada uma delas dedicada a um aspecto diferente da tragédia.

A primeira das salas, por exemplo, é chamada de "Boomtown Belfast" e relata o contexto histórico do começo do século XX. A ideia é explicar por que esta cidade portuária e industrial foi escolhida para construir o maior navio do mundo. O Titanic Belfast também pretende gerar experiências sensoriais nos visitantes, já que a temperatura cai e as luzes diminuem na sala dedicada à noite do naufrágio. Nas paredes deste espaço, um dos mais chamativos, apresenta a história das 1.522 vítimas do acidente.

Abaixo: Foi precisamente neste estaleiro que à 20 de outubro de 1910 foi lançado o casco do Olympic, em 31 de maio de 1911 foi lançado o Titanic e em 26 de fevereiro de 1914 foi lançado o Britannic.

Três navios-irmãos e três destinos diferentes:
o primeiro, o Olympic, após gloriosos 24 anos de serviços na rota Europa-Estados Unidos e servindo como transporte de tropas na 1ª Guerra Mundial, foi aposentado em 1935 na cidade de Southampton e demolido na sequência. O segundo, o Titanic, colide com um iceberg em sua primeira viagem na noite de 14 de abril de 1912, naufragando nas primeiras horas do dia 15 de abril e causando a morte de mais de 1.500 pessoas. O terceiro, o Britannic, requisitado pelo Almirantado Britânico antes mesmo de sua completa equipagem, vai atuar como navio-hispital durante a 1ª Guerra Mundial. À 21 de novembro de 1916 colide com uma mina explosiva submarina e naufraga no Canal Kea, na costa da Grécia, causando a morte de 30 pessoas.


Olympic (1910).........................Titanic (1911) ...................Britannic (1914)
Galeria de fotos

Acima: A grandiosa fachada do museu "Titanic Belfast", vista do exato local onde fora construído o RMS Olympic, o navio-irmão do Titanic. Hoje a gigantesca rampa de construção foi transformada em um longo jardim memorial iluminado.

Acima: Uma visão das rampas onde foram construídos os três navios. À esquerda a rampa do Titanic e à direita a rampa do Olympic e do Britannic já convertida em jardim (exatamente o mesmo local e direção vistos na fotografia histórica logo abaixo).

Acima: Há exatos 104 anos, em 1908, esta era a visão das rampas de construção do Estaleiro Harland and Wolff. Recém reformuladas com a instalação dos novos e gigantescos pórticos de construção, as rampas especiais seriam o "berço" do Olympic e do Titanic para os próximos 03 anos de construção e, posteriormente, acomodariam também a construção do terceiro do trio, o Britannic.

Acima: Dentro do museu, uma guia admira uma grande tela com uma imagem projetada da Ponte de Comando do Titanic gerada por computador.

Acima: Uma guia admira uma grande tela com uma imagem do restaurante À la Carte do Titanic gerada por computador.

Acima: Uma projeção de vídeo de personagens em uma das cabines recriadas na exposição permanente.

Acima: Entre as reconstruções também há a reprodução completa de uma cabine da 2ª classe.

Acima: Uma cabine da terceira classe fielmente reproduzida.

Acima: Integrando a área de jantar e convenções do museu, uma reprodução em tamanho natural da Grande Escadaria do Titanic, que foi construída incorporando parte dos aspectos da escadaria original misturados à arquitetura moderna. A obra consumiu seis meses e foi feita com mais de 10 mil partes individuais e em seis partes separadas. A madeira utilizada foi carvalho vermelho, a mesma utilizada na obra original.

Acima: Um técnico sobe os degraus da reprodução da Grande Escadaria do novo museu em Belfast.

Acima: Em uma das galerias da exposição permanente, uma réplica de bote salva-vidas em tamanho natural.Lapso de tempo da construção do Museu e centro cultural em Belfast

Este é um compacto da construção do Museu Titanic Belfast, em breve a maior atração relacionada ao Titanic no mundo. No vídeo, em primeiro plano pode-se notar o telhado dos escritórios da Harland and Wolff, onde o Olympic, o Titanic e o Britannic foram projetados.



Uma prévia do Museu Titanic Belfast, localizado no coração da cidade de Belfast, onde nasceu o trio de navios-irmãos da extinta White Star Line.



Um tour pelos antigos escritórios de desenho da Harland and Wolff

Acima: Os antigos escritórios dos projetistas da Harland and Wolff, ao lado do novo museu do Titanic e das rampas de construção do Olympic, do Titanic e do Britannic. O prédio fica localizado à Rua Queens Road, em Belfast, Irlanda do Norte. Foi aqui onde concebeu-se os projetos dos três navios e aqui também foi o local de trabalho do projetista do Titanic, Thomas Andrews (na foto ao lado), que pereceu no naufrágio em 15 de abril de 1912.

Este vídeo é um passeio pelos corredores dos antigos escritórios onde os projetistas e desenhistas da Harland and Wolff conceberam o trio de navios-irmãos da White Star Line, Olympic, Titanic e Britannic.

O prédio localiza-se ao lado do novo museu que abre em 31 de março, e já se inclui no projeto de revitalização e reutilização (o local pode ser visto na fotografia aérea seguinte, é o prédio avermelhado logo abaixo da seta vermelha). Estas imagens foram tomadas por volta do ano de 2007.



Abaixo - Uma visão aérea dos Estaleiros Harland and Wolff em Belfast, Irlanda do Norte, o "berço" onde nasceu o Titanic. A seta vermelha indica o exato local onde foram construídos o Olympic, o Titanic e o Britannic, chamados de "Olympic Class Liners" (Transatlânticos Classe Olympic). A seta amarela indica a localização da gigantesca doca seca Thompsom, onde foram realizados os trabalhos de finalização do trio de navios-irmãos. Este mês de março de 2012 marca a abertura do museu no local onde o navio fora construído (na seta vermelha), a obra agora em fase de acabamento não aparece nesta foto que tirada a poucos anos atrás.

Clique na Imagem para ver o local via GOOGLE MAPS

Abaixo: Uma visão aérea (em computação gráfica) de Queen's Island em sua configuração já concluída para o futuro. Totalmente reformulado e modernizado, além do museu, o local abrigará moradias e toda a infraestrutura de uma atração turística unida à funcionalidades e utilização prática na realização de eventos. As antigas rampas de construção da Harland and Wolff agora com nova aplicação, transformadas em praças ( direita: rampa do Titanic) e jardim memorial (esquerda: rampa do Olympic e do Britannic).

Site Oficial do Museu Titanic Belfast AQUI

Crédito

Pesquisa, tradução e reedição de texto e imagens: Rodrigo, TITANIC EM FOCO

2 comentários:

joão victor pereira disse...

ola rodrigo como vai rodrigo me diz uma coisa esse museu Titanic Belfast ele e um museu permanente mesmo ou ele vai ficar ai para sempre porque essa e a minha preucupação eu tenho medo que essa maravilhosa exposição va embora porque se ela for como e que um "TITANICO" como vai visitar um museu desses e ate quando ela fica se for permanente

Rodrigo disse...

Oi João

O Centro Titanic Belfast é uma atração fixa, não é uma exposição provisória. Ele faz parte dos pontos turísticos da cidade de Belfast,portanto enquanto houver lucro com a visitação, certamente ele permanecerá aberto. O local custou milhões, portanto a cidade está - e continuará - empenhada para manter a atração ativa, melhorando sempre mais e diversificando as atividades.

Como a história do Titanic é conhecida a nivel mundial, e atrai a atenção de milhões ao redor do mundo, certamente o local nunca fechará; especialmente porque o Centro encontra-se num dos locais mais históricos relacionados ao Titanic, onde ele foi construído.

Um dia, se a oportunidade surgir e for muito boa, pretendo visitar o local.