oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Qual era o tamanho do Titanic?

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

  • Você sabia que o Titanic só era considerado maior porque era mais pesado, e não devido ao comprimento, porque tinha o mesmo comprimento que o seu navio irmão, o Olympic?
  • Você sabia que o Titanic sustentaria o título de maior navio do mundo por somente 1 ano e 2 meses caso não tivesse naufragado?
  • Você sabia que o posto de maior navio do mundo foi revertido para o Olympic assim que o Titanic naufragou, mas que o mesmo sustentou o título apenas até junho de 1913?
  • Você sabia que o maior navio de passageiros do mundo hoje tem 93 m de comprimento a mais que o Titanic?
  • Você sabia que os navios Lusitania e Mauretania, que eram os maiores do mundo até 1911, perdiam para o Olympic e para o Titanic por serem 30 metros menores?
 Não sabia? Então confira, porque aqui tem muito mais...
gg

Ao lado: Desenhistas são filmados durante suas funções no imenso escritório de projeção dos navios da empresa Harland and Wolff durante  o trabalho de elaboração dos transatlânticos  da classe Olympic por volta de 1910. Ao fundo do salão vê-se um grande modelo em escala dos novos navios da classe (Olympic e Titanic) configurado como um corte lateral longitudinal para uma visualização básica do que  viriam a ser os novos navios da classe. O grande galpão dos projetistas sobreviveu ao tempo e a falência da empresa, e hoje segue restaurado funcionando como parte do roteiro turístico da cidade de Belfast no chamado "Titanic Quarter"", onde está também o museu dedicado ao Titanic, junto da rampa de construção de onde os navios foram construídos e lançados entre 1908 e 1911.

A Olympic Class, como era chamada a classe de navios a qual o Titanic pertencia, foi idealizada e projetada
para ser a classe dos maiores navios já construídos no início do século XX, assim então em 1912 o RMS Titanic (Royal Mail Steamship Titanic / Navio a vapor do Correio Real Titanic) confirmava todas as expectativas, ele era realmente o maior navio do mundo. Juntamente com o seu navio irmão, o RMS Olympic, eles eram as últimas e mais grandiosas obras da engenharia naval e os maiores objetos móveis já criados pela mão humana. 

Todas as realizações técnicas, tanto as antigas quanto as novas, são compostas por um infinito mar de números, dados e estatísticas; nesta matéria pincei apenas algumas das principais medidas me utilizando de dados comparativos para que se possa entender com mais proximidade o quão grande foi este navio. A ideia de dimensão ficará bem mais clara com a utilização destas comparações.

O Titanic: pesos, números e medidas

COMPRIMENTO: 269,1 metros
LARGURA: 28,2 metros
ALTURA TOTAL: Entre 72 e 74 metros, incluindo os dois mastros / 50,29 m, do fundo do casco ao topo das chaminés
PESO: 52.310 Toneladas (cinquenta e dois milhões, trezentos e dez mil quilos)
CAPACIDADE MÁXIMA DE PESSOAS: 3.547 (somados passageiros + tripulantes)
ESPESSURA DO CASCO: 1 Polegada (2,54 cm)
QUANTIDADE DE REBITES: Cerca de 3 milhões 
ÂNCORAS: 5 ao todo - Duas âncoras do tipo Hall's Patent pendentes à bombordo e estibordo com 7.800 Kg cada / Uma âncora reserva central do tipo Hall's Patent alojada sobre um nicho no extremo frontal da proa com 16 Toneladas (16 mil Kg) / Uma âncora pequena reserva do tipo Totman Kedge depositada sobre o castelo da proa com 640 Kg / Uma âncora do tipo Trotman Kedge reserva sobre o extremo da popa atada às grades com 1.200 Kg
HÉLICES: 3 Hélices de bronze manganês - Duas hélices laterais de três pás com 7 m. de diâmetro, e uma hélice central com quatro pás de 5,2 m. de diâmetro
LEME: 24 m de altura, formado por seis partes unidas e pesando 101 Toneladas (101 mil Kg)
CHAMINÉS: 4 chaminés com abertura oval de 5.7 m X 7.2 m e 19 m de altura. ***As quatro chaminés do Titanic não tinham todas exatamente a mesma altura. As mais baixas eram a 1ª e a 4ª, enquanto a mais altas eram a 2ª e a 3ª.

Uma visão geral do Titanic
 .
Acompanhe na animação abaixo uma visão geral das acomodações interiores, aspectos técnicos e medidas do Titanic. A animação possui 101 quadros e termina após 7 minutos. Se deseja parar a animação, clique a tecla ESC em seu teclado. Para reiniciar a animação, atualize a página..,
.
(Arte gráfica original de  "alotef", deviantart.com / animação por Rodrigo, Titanic em Foco)
Olympic e Titanic eram do mesmo tamanho?
Olympic....................................................... Titanic
02 de Março de 1912 - O Olympic (esquerda) adentra a doca Thompson (em Belfast, Irlanda do Norte) para efetuar os reparos na hélice de bombordo, após perder uma de suas pás em uma colisão com um banco de areia submerso em fevereiro. O Titanic (direita) em estágios de finalização têm sua viagem inaugural cancelada e remarcada para 10 de abril. Esta seria uma das últimas imagens dos dois navios irmãos lado a lado.
Na foto acima, a curiosa impressão de que o Titanic (direita) é maior que o Olympic (esquerda), é devido à simples diferença de posição de ambos em relação à câmera do fotógrafo, ou seja, uma simples ilusão de ótica. Os dois navios irmãos mediam 269 metros de comprimento e contavam também com a mesma largura e altura (algumas poucas fontes dão conta de que o Titanic media 10 cm a mais, ou seja 269,1 m). Porém o “trono” de maior navio do mundo oficialmente pertencia ao Titanic devido à seu peso adicional: O Titanic pesava 243 Toneladas a mais que seu navio irmão, ou seja, 243 mil Kg a mais que o Olympic (52.310 Toneladas do Titanic contra 52.067 Toneladas do Olympic). O critério de tonelagem adicional é historicamente utilizado para se referir ao Titanic como "maior" que o Olympic, embora ambos fossem precisamente do mesmo tamanho.

Portanto a resposta é SIM: Olympic e Titanic tinham exatamente o mesmo comprimento, largura e altura; embora o Titanic fosse ligeiramente mais pesado. 
.
As dimensões métricas 
Acompanhe as dimensões métricas deste gigante do passado.
.  

Segue abaixo uma outra comparação


O transporte de passageiros no Atlântico Norte era a "mina de ouro" na época em que o Titanic foi construído. A imigração impulsionava este negócio enquanto que esta era também a única via de ligação entre a Inglaterra e os Estados Unidos e entre os continentes, numa época em que a aviação ainda "engatinhava" e as companhias aéreas não existiam. A empresa White Star Line planejou a construção da Olympic Class - Olympic, Titanic e Britannic - com intuito de ganhar ainda mais clientela e disputar com a companhia rival, a Cunard Line, o lucrativo transporte destes passageiros. Para conseguir este feito a White Star Line não apostou em velocidade, visto que a construção de seus três gigantes navios estava voltada para o luxo, ou seja, o tamanho e o conforto seriam seus grandes atrativos.

Na comparação abaixo entenda a correlação de dimensões entre o Titanic, da White Star Line e o RMS Mauretania, o maior navio do mundo na época, da Companhia Cunard Line (o Mauretania era navio irmão do RMS Lusitania).
.
* O RMS Mauretania e o RMS Lusitania, que eram os maiores navios do mundo, já haviam perdido o posto para o Olympic em 1911. O Titanic só veio reconfirmar esta perca em 1912, quando entrou em serviço superou até mesmo o seu gêmeo Olympic, pois era 243 toneladas mais pesado.

Qual era o tamanho da réplica cenográfica no filme "Titanic" de 1997?
.


Para mostrar o Titanic no auge de sua glória e no caos do terror final, o cineasta James Cameron recorreu à uma vasta pesquisa histórica acerca dos fatos e dados da curta existência do famoso navio. A dimensão do projeto de Cameron era tão inédita que obrigou que quase tudo fosse feito do zero, desde o imenso estúdio criado especialmente para as demandas da produção, até os aparelhos operacionais de gravação e iluminação.

http://titanicemfoco.blogspot.com.br/2016/05/e-ai-voce-sabia-uma-lista-de.htmlConstruída apenas para as gravações do filme, a gigantesca réplica cenográfica do Titanic foi montada dentro de um tanque com 64 milhões de litros de água (equivalente à 25 piscinas olímpicas), escavado às margens da praia do Rosarito, em Baja California, México, às margens do Oceano Pacífico. O Titanic cenográfico foi construído sobre andaimes reforçados de aço (do meio até a traseira) e uma plataforma com elevação hidráulica (do meio até a área dianteira) para que fosse fisicamente afundado frente às câmeras.

Enquanto o verdadeiro Titanic media 269 metros de comprimento, a réplica cenográfica, obrigatoriamente encurtada como medida de economia, media ainda impressionantes 236 metros de uma ponta à outra.

Ainda durante a fase de projetos, observando que com o comprimento do navio encurtado as chaminés e mastros em dimensão original ficaram desproporcionalmente grandes, a solução encontrada pela equipe foi de diminuir 10% da altura das chaminés e dos dois mastros para que se adequassem ao cenário sem distorcer a composição. A mesma solução foi usada para os botes salva-vidas e seus guindastes, que também foram diminuídos em 10% para que se adequassem ao espaço ligeiramente encurtado do cenário. Apesar da redução do navio no sentido de seu comprimento, a largura da réplica permaneceu com os mesmos 28,2 m que o autêntico Titanic, bem como a altura dos conveses do navio também não foi alterada. Este curioso e estranho jogo de compressão de dimensões, aliado ao fato de que o casco negro do outro lado do navio não foi recriado, resultou em grande economia sem prejudicar a ilusão de realismo necessária, a famosa "mágica do cinema".
.
Abaixo: Medindo 236 metros de uma ponta a outra, o Titanic cenográfico criado para Cameron tinha 88% do comprimento do verdadeiro navio. Para conseguir encurtar o cenário, a equipe de engenheiros "retirou fatias" dos projetos originais do Titanic atrás de cada uma das quatro chaminés e uma fatia da área traseira na popa, eliminando ao todo 33 metros do comprimento do transatlântico sempre em pontos que não prejudicariam o visual geral. Cerca de 25 metros da área dianteira também não foi sequer construída como meio de contenção de gastos, sobrando na proa apenas uma fração do extremo frontal, onde aconteceram as gravações da famosa cena romântica entre os personagens Rose e Jack (Kate Winslet e Leonardo DiCaprio).
.
Ilustração por alotef (Mike Brady), deviantart.com/alotef / Reedição e animação por Rodrigo, Titanic em Foco

O peso
Quanto pesaria um navio tão grande como este? Veja nas descrições abaixo.

Nota: Com relação ao "peso do Titanic" existem dois valores principais que surgem recorrentemente, ambos corretos, mas cada um deles referindo-se à diferentes aspectos.
 46.328 GRT - Este é o volume interno do navio (do inglês Gross Registered Tons, sigla GRT), que corresponde à capacidade volumétrica bruta em seus espaços internos permanentemente fechados.
52.310 T - Este é o deslocamento do navio, ou seja, é o valor obtido a partir do peso da massa de água que o navio desloca quando assenta-se na água carregado (expressos em TONELADAS). E este é considerado, de maneira adequada, o peso do navio. Neste caso, o valor 52.310 Toneladas corresponde ao peso do Titanic completamente carregado em seu limite máximo de
carga, água, suprimentos, combustível, passageiros e tripulação.
38.760 T (38 milhões, 760 mil quilos) - Este é um valor muito pouco divulgado, que corresponde ao peso do Titanic vazio, sem a adição de carga, água, suprimentos, combustível, passageiros e tripulação.
.

*Se esta frota de 52.310 carros fosse colocada numa fila única, onde os carros ficassem encostados uns aos outros, resultaria num congestionamento com 205 Km de comprimento ! Considerando-se, neste caso, que cada carro - modelo GOL - tem cerca de 3,93 m de comprimento.
.
As hélices 
.
O Titanic era dotado de três hélices, as quais eram o ponto culminante do sistema propulsor. Haviam duas hélices laterais de três pás - que eram as maiores - e uma hélice central de quatro pás ligeiramente menor que as primeiras.
.
Ao lado - Uma icônica foto do Olympic atracado para reparos na doca seca Thompson, em Belfast, Irlanda do Norte; esta foto vem sendo incorretamente creditada ao Titanic ao longo das décadas. Ainda na foto ao lado, a hélice central notoriamente parece ser maior do que as hélices laterais, o que é causado por uma simples ilusão de ótica: A realidade é que as duas hélices laterais foram instaladas vários metros adiante da hélice hélice central, a qual efetivamente estava bem mais próxima da lente do fotógrafo. Portanto na foto a hélice de quatro pás parece ilusoriamente maior que suas duas irmãs maiores de três pás.
.
O leme 
 .
Ao lado - O grande leme do RMS Olympic durante o processo de montagem. Nesta etapa da montagem o que se vê é apenas sua seção externa principal. O topo extremo do leme, onde localizava-se seu aparato de engrenagens, ficaria oculto junto à estrutura superior da popa do navio. O sujeito na imagem ajuda a situar a dimensão visual da enorme estrutura.

O leme é parte final e principal do sistema de controle da direção em um navio. O principio de funcionamento consiste em desviar o fluxo da água de modo que através de uma dupla de ação/reação conseguir levar o navio para a posição pretendida. O leme do Titanic era formado por seis partes unidas e pesava 101 Toneladas.
.
Abaixo, esquerda - O leme do Olympic, navio irmão do Titanic, fotografado enquanto o navio era finalizado na Doca Seca Thompson, em Belfast, Irlanda do Norte. Na foto histórica à esquerda o que se vê é apenas a seção externa visível do leme; a realidade é que seu topo final com aparato de engrenagens está oculto no topo da popa do navio.
.
As chaminés
 .
Ao lado - Uma rara fotografia da 4ª chaminé do Titanic. Aqui Charles Whilems, passageiro da 2ª classe, é fotografado equilibrando-se sobre o alojamento junto de duas damas não identificadas. Charles sobreviveu ao naufrágio e sua foto é muito raramente publicada nos livros. Considerando que esta não era uma área disposta para trânsito de passageiros, a foto parece ter sido propositalmente tirada com algum intuito jornalístico de retratar as enormes dimensões da chaminé quando comparadas a altura das pessoas a bordo. As quatro chaminés do Titanic mediam pouco mais que 19 metros de altura em sua porção externa visível acima dos alojamentos do Convés de Botes; no entanto seus respectivos dutos se projetavam para dentro das entranhas do navio onde estavam instaladas as 29 caldeiras.

A característica exterior mais marcante no Titanic era, sem dúvida, as enormes chaminés responsáveis pela eliminação dos gases da queima de combustível, o carvão. A última delas (a 4ª, à ré), conhecida popularmente como chaminé "decorativa", era dispensável na eliminação dos gases das salas das caldeiras, que se localizavam mais à frente. A introdução da 4ª chaminé veio com o intuito de complementar a simetria do Titanic e engrandecer ainda mais o aspecto do navio. Navios com quatro chaminés, no início do século XX, eram tidos pelo gosto popular como mais luxuosos, mais potentes e mais seguros.

Para além de servir apenas como duto de eliminação da fumaça resultante da queima de carvão mineral lançado nas caldeiras alocadas nas entranhas do Titanic, era nas chaminés onde estavam instalados os dutos de eliminação de vapor excedente, os apitos da embarcação, além de carregarem as cores da companhia, uma espécie indefinida de marrom levemente alaranjado - cor chamada pelos especialistas de "White Star Buff" -, uma marca registrada dos navios que navegavam pela White Star Line, a proprietária do Titanic. 

Ao lado: Uma das chaminés do Olympic, atracado na cidade de Southampton, ao receber retoque na pintura. De abertura oval, o duto media 7,3 m X 5,2 m de diâmetro em seus dois extremos.
 
A pintura negra do topo de cada uma delas cumpria o papel de ocultar a grande sujidade que a fuligem dispersada pela fumaça provocava junto ao topo das chaminés, garantindo assim um visual limpo ao transatlântico. É interessante também lembrar que as chaminés diferiam em tamanho, as quatro gigantes não tinham a mesma altura. A sutil diferença imperceptível nas fotos estava diretamente relacionada ao design levemente recurvado para cima dos extremos do navio, e visava compensar a simetria externa visual do Titanic.
.
Vale ressaltar que a 4ª chaminé, conhecida hoje como "decorativa", não era funcionalmente inválida, pois atuava na eliminação da fumaça das cozinhas, eliminação da fumaça da lareira da Sala de Fumantes da 1ª classe, eliminação dos gases da sala de máquinas e também servia como duto de condução de ventilação para várias partes do navio. Seu real diferencial era de que não expelia uma grande quantidade da conhecida fumaça negra assim como as outras; no entanto em determinados momentos, quando as cozinhas ou a lareira da Sala de Fumantes da 1ª classe estivesse em funcionamento, a 4ª chaminé expelia uma quantidade moderada de fumaça. (Chaminés: Arte original de Cyril Codus)
.
A âncora central 
.
Esquerda - O momento em que a âncora central do HMHS Britannic (o navio-irmão do Titanic) foi colocada à bordo. À direita vê-se a âncora correspondente no Titanic ainda em seu local original, alojada na extrema dianteira da proa nos escombros do navio a 3.800 m de profundidade no Oceano Atlântico Norte.

.A âncora é um instrumento pesado que ao ser baixado prende-se em fundos rochosos, lodosos ou arenosos, fixando temporariamente o navio na posição desejada. No Titanic havia cinco âncoras no total, mas apenas duas delas pendiam do costado na proa. A maior de todas era a âncora reserva central, alojada em posição de repouso sobre um compartimento na parte frontal da proa do navio. Esta âncora fora fabricada pela empresa Hingley's of Netherton da Inglaterra e pesava 16 mil Kg.
;.

O Titanic continua sendo o maior navio já construído?
Você já se perguntou por quanto tempo o Titanic estaria no posto de maior navio do mundo?
O Titanic, junto de seu navio irmão, Olympic, era realmente o maior navio do mundo, não havia transatlântico que desafiasse este trono em 1912. Os dois gigantes haviam vencido as dimensões dos dois navios irmãos da Cunard Line, o Mauretania e o Lusitania, ultrapassando-os em 30 metros.
RMS Lusitania - 239.88 m.......................................RMS Mauretania - 240.8 m
.
O “trono” de maior navio do mundo pertencia ao Titanic, ainda que este possuísse exatamente o mesmo comprimento que o Olympic [269,1 m para ambos], o Titanic pesava 243 Toneladas a mais que seu gêmeo: 243 mil quilos a mais que o Olympic. O critério de desempate de "tamanho" entre ambos sempre fora apenas o peso adicional do Titanic.
Porém este reinado duraria apenas e tão somente 14 meses caso o Titanic não houvesse naufragado em sua 1ª viagem, pois em 20 de junho de 1913 partiria em sua primeira viagem o navio alemão SS Imperator, e este ultrapassava o comprimento do Titanic em meros 6 m e 90 cm, medindo exatos 276 m, contra os 269,1 m do Titanic. E além de ligeiramente mais longo, o Imperator o ultrapassava em peso .
.......Abaixo - O navio alemão SS Imperator,
 ......que tomaria o título do Titanic em 1913, 
......mcom seus 276 metros de comprimento.
Evidentemente não houve oportunidade para esta “passagem de faixa” entre Titanic e Imperator, visto que o Titanic naufragou em 15 de abril de 1912, cedendo o posto de maior navio do mundo ao seu navio irmão, o Olympic, que suportou este título até o momento em que o Imperator fez sua primeira travessia, em junho de 1913.
As décadas se passaram e obviamente os navios evoluíram ao mesmo passo em que evoluíram os métodos de construção e a tecnologia. Assim então surgiram maiores, melhores e mais luxuosos navios, em outros estilos obviamente, e que há muito ultrapassaram as “modestas” medidas do Titanic, o qual foi um gigante do distante ano de 1912.
Hoje o título de maior navio de passageiros do mundo pertence ao MS Harmony of the Seas,  um cruzeiro de alto luxo que pertence à companhia Royal Caribbean International, a maior empresa de cruzeiros marítimos do mundo. O Harmony of the Seas fez sua viagem inaugural em 29 de maio de 2016.

Acompanhe o gráfico comparativo
Assista abaixo a reportagem do FANTÁSTICO com a divulgação do navio OASIS OF THE SEAS, o maior navio do mundo até o começo de 2016. O Oasis perdeu o título para o Harmony of the Seas, que pertence também à mesma empresa de navegação.


Confira abaixo a proporção do Titanic se comparado a outros grandes navios históricos
Artes originais: Lusitania - Fallout-Brony / Titanic - Cyril Codus / Aquitania - Will Smith / Bismark - AQUI /
Queen Mary AQUI / Normandie - Kara-ALVAMA / Queen Elisabeth 2 - lupin3ITA
Uma visão geral dos interiores do Titanic
*Reedição de imagem, adaptação e tradução por Titanic em Foco.
Abaixo: Uma ilustração publicitária de época sobre os dois navios irmãos, Olympic e Titanic, divulgada pela Companhia White Star Line, proprietária de ambos. A ilustração foi totalmente reeditada pelo Titanic em Foco para uma visualização básica das acomodações interiores do transatlântico.
Crédito
Pesquisa, composição de texto e edição de imagens - Rodrigo, TITANIC EM FOCO

quinta-feira, 12 de maio de 2011

RMS Titanic pelas mãos de Marlon Delano

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

O que acontece quando junta-se uma história impressionante, o impacto causado por ela, uma grande admiração e um fã com um talento artístico imenso?

É claro que só podem surgir trabalhos lindos, os quais não preciso dizer sobre a qualidade, isto você mesmo verá ao longo deste post que é um depoimento do colega Marlon Delano, um verdadeiro fã, admirador e artista brasileiro.

Boa leitura, aprecie o depoimento e as belas imagens.

Oi, aqui é Marlon Delano

Assim como você que está lendo, eu também sou um grande fã e colecionador do Titanic desde a época em que eu soube de sua historia. Hoje vou contar um pouco de como foi esse trajeto. Em uma dia de 1997 eu estava em casa desenhando ( coisa que eu sempre fiz e hoje em dia estou um pouco parado devido as atividades de “adulto”) quando meu tio - que morava comigo, minha mãe e irmã - entrou em casa e comentou com minha mãe:

“Laura você soube daquele navio gigante, parece que um cara construiu sozinho, dizem que matou um monte de gente quando afundou”

Lembro como se fosse hoje. Até então eu nem estava ligando muito para o que ele estava contando - além de estar contando tudo errado, hahahahah - enfim, foi aí que ele disse:

"O nome do navio acho que era Titanic”.

Foi ai que esse nome parece que tocou no fundo de minha alma e rapidamente me interessei pelo assunto. Mas que navio era esse? que historia era essa? era real? Passados alguns dias, tinha chegado da escola e no jornal local estava passando os filmes que estavam em cartaz no cinema, foi quando passou a cena de Titanic. A cena era de quando o navio está em pé e as pessoas despencam, aquilo me gelou o corpo e me fascinou de um a forma que nem sei explicar.

Ainda hoje me perguntam o por quê de minha paixão pelo Titanic, e eu: "Sei lá ahahaha." Só sei que não consigo tirá-lo de minha vida, e engraçado que aprendi muita coisa com essas historias, conheci pessoas maravilhosas através do nosso amado Ship of Dreams.

Até então, eu só sabia que era um navio gigante que tinha afundado e matado muita gente mas meus dedos já coçavam para desenhar aquele navio. Então uma tia chegou comentando que tinha assistido ao filme sete vezes e que estava viciada. Na época não tínhamos o hábito de ir ao cinema e se não me engano a censura era 12 anos e em 1997 eu tinha de 9 para 10 anos. Foi então que comecei a perguntar detalhes sobre o navio, e com os detalhes fiz meu primeiro desenho, o qual infelizmente não tenho mais, mas eu lembro de como ele era e aqui vai um esboço (não riam hein).

Na TV não se falava em outra coisa a não ser Titanic, cenas e mais cenas passavam e eu tentava observar ao máximo para poder dar mais realismo, mas era impossível. Geralmente eu o desenhava muito maior do que realmente era, como falavam tanto do gigantismo do navio, na minha mente de criança, imaginava um absurdo de navio. Lembro-me que vi uma cena da popa do navio e confundi com a proa, então eu achei que a popa era a proa e desenhava com a proa no formato da popa.

Pensava eu: “Se é um navio gigante, talvez a frente dele seja diferente por causa do tamanho”.

Por meses eu o desenhei com a popa batendo no iceberg; mas minha mente matutava: “então se nas partes que vi a proa está fora da água, então ele bateu de frente e afundou atrás???”. Aquilo me atormentava a mente, até que vi a simulação no Fantástico e fui entender. Daí em diante todos os desenhos mudaram para a forma certa, mas nem de longe se comparam aos desenhos que faço hoje. O desenho abaixo é de 1999 e já tinha um aspecto mais parecido com o real, mas ainda assim tinha erros.

Eu brincava o tempo todo de Titanic, fingia que estava inundando a casa, como se fosse o navio, fazia barcos de isopor, de caixas de leite, mas ainda não havia assistido o filme. Um dia vi numa livraria: “Monte seu Titanic” - era uma maquete que estava a venda e no plano de fundo tinha o desenho do Titanic. Gravei na mente, corri para casa e desenhei. Óbvio que não ficou tão bom, mas já deu para suprir um pouco. Tudo parecia uma abstinência, um vicio, minha família já estava de saco cheio por que eu vivia com essa história. Até que no finalzinho de 1999 minha vizinha que estava na fila de espera para pegar o filme há 3 meses conseguiu a locação. Pela primeira vez eu ia assistir e estava ansioso, era um acontecimento histórico para mim.

Lembro-me até do cheiro do apartamento, pois a mãe deles fazia doces e tinha um cheiro muito agradável. O filme era legendado, naquela idade eu mal conseguia ler naquela velocidade, mas não importava, afinal eu ia ver o navio. Asisti o filme como se fosse a ultima coisa que ia ver em minha vida, meu coração gelava com as cenas de naufrágio, eu queria ver e rever mil vezes, mas estava na casa da vizinha e nem podia mexer no controle remoto do vídeo. O filme acabou e fui para casa deslumbrado, tinha finalmente visto Titanic era uma emoção que nem sei explicar.

No outro dia foi o comentário da sala de aula e eu enchi muito o saco de meus amigos falando toda hora do filme. Daí por diante eram só desenhos do Titanic, muitos e muitos, mas minha família mudava frequentemente e perdi quase todos os meus desenhos - na época eu não tinha noção de como era importante guardar e hoje me arrependo muito, mas como dizem: “Inês é morta”.

Em 2004, se não me engano, conheci o Alencar ( o dono do blog TITANIC MOMENTOS ) que eu acho que todos aqui conhecem. Engraçado que até então eu imaginava que eu era o único do mundo tão fascinado, mero engano, existem muitos como eu. Ter Alencar como amigo e falar disso o tempo todo foi muito bom para mim, foi com quem aprendi muita coisa e ganhei alguns filmes que para mim, que na época estava a morando no interior de Sergipe numa cidade chamada Itabaiana, era praticamente impossível de conseguir. Depois conheci o Rafa (sputnick), pense num cara que eu amo - hahaha - conheci o Jessé, com quem perdi contato, o Mário de Portugal ( dono do blog TITANIC FANS ) e o Marcelo; o último foi o Rodrigo ( deste BLOG ) onde eu vi que mais alguém desenhava e fazia muito, mas muito mais que eu. Suas obras me deixam de queixo caído e tenho todos salvos no meu PC.

Em 2004 comecei a fazer uma maquete que tinha em torno de 1 metro e 90 cm e era composta de isopor, papel e palitos de picolé. Comecei pelas chaminés que eram de tubo de papel higiênico, daí tirei as medidas através delas. Via incansavelmente as cenas do filme para ver onde tinha cada detalhe; parava a fita, desenhava num caderno e anotava a cor, o tamanho e o que ia precisar.

Em isopor (desses de geladeira) cortei cubinhos pequenos e com uma lixa de unha lixei até tomar forma. Foram 5 meses sem parar, quando estava em 80% de conclusão da maquete minha irmã passou perto do trabalho, o chão estava molhado e ela escorregou e caiu em cima do navio. Todo o trabalho se foi! Fiquei em choque, nem do lugar levantei, apenas olhei o navio e pensei: “quebrou”. Continuei assistindo. No outro dia que a ficha caiu, mas não tinha mais jeito. Até hoje tenho em mente de refazê-lo mas onde está o tempo?

Direcionei-me então para os desenhos, a cada vez que eu desenhava e redesenhava ia ficando melhor, hoje em dia tenho o navio de bombordo, estibordo, proa e popa gravados na mente, mas às vezes dou uma olhadinha no livro “Por Dentro do Titanic” para pequenas dúvidas.









Tem mais de um ano que não desenho o Titanic à mão, mas fiz desenhos do Titanic em photoshop, assim como do Olympic e Britannic, dos quais já fiz alguns, mas que não chegam à quantidade de desenhos que tenho do Titanic. Estava também fazendo uma animação em flash que ainda não terminei, mas em breve estará na net para os velhos e novos titânicos apreciem.

É isso,valeu! Até o centésimo ano de nosso querido “barquinho” hehehe.

Assista ao vídeo com alguns desenhos.

DESCRIÇÃO: Desenhos feitos em grafite ao longo da minha adolescência que guardo com muito carinho; infelizmente hoje nao tenho mais tempo pra desenhar, mas...é a vida corrida né, espero que goste.



O EDITOR *** lembrando que até a presente data, 12/05/2011, o vídeo já foi exibido 26907 vezes e têm comentários excelentes.

Crédito

Depoimento - Marlon Delano

Adaptação de texto e reedição de imagens: Rodrigo, Titanic em Foco

Agradecimento

Grato ao amigo Marlon Delano pela escrita do depoimento e pela cessão das imagens. Deixo meus parabéns pelo talento imenso, não só relacionado ao Titanic, mas em todos os trabalhos que têm feito. Desejo muito sucesso, que quem tem talento verdadeiro e trabalha por ele realmente mereçe.