oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Coração do Oceano - Heart of Ocean - Le Coeur de La Mer


Seja bem vindo ao TITANIC EM FOCO

O que seria de um grande filme não fosse uma peça chave, responsável por desencadear uma grande história?

Em Titanic ( 1997 ) esta "chave de start" é uma jóia: O Coração do Oceano, Heart of the Ocean, Le Coeur de La Mer, este é o nome do mundialmente famoso colar presenteado à personagem Rose DeWitt Bukater - Kate Winslet - no megassucesso Titanic; é seguro dizer que hoje esta magnífica peça da joalheria é uma das mais famosas jóias do cinema mundial.
Saiba um pouco mais desta peça amplamente conhecida.

AcompanheO Coração do Oceano, Heart of the Ocean, Le Coeur de La Mer

O diamante "Coração do Oceano", do famoso colar usado pela personagem Rose na cena onde é desenhada nua pelo parceiro Jack é um diamante fictício, jamais esteve no Titanic, o navio real, assim como também é fictício o casal romântico Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater (interpretados pelo ator americano Leonardo DiCaprio e pela atriz inglesa Kate Winslet). A jóia existe apenas no enredo do filme Titanic, e foi desenhada e fabricada única e exclusivamente para o filme dirigido por James Cameron em 1997.

A peça foi feita pelos joalheiros Asprey e Garrard, de Londres, através de uma pedra preciosa sintética denominada zircônia cúbica de cor azul, que foi afixada a uma armação de ouro branco, cujo valor era de US$ 10.000 (10 mil dólares). Hoje esta jóia utilizada nas cenas do filme encontra-se protegida no acervo dos Estúdios Twentieth Century Fox

Portanto a jóia, que na ficção é chamada de diamante, na realidade tratava-se de uma zircônia fabricada em laboratório, uma pedra preciosa sintética de valor muito inferior ao diamante, mas de grande beleza e brilho.



Assista as cenas onde a personagem Rose posa nua para ser desenhada pelo parceiro Jack, usando apenas o colar Coração do Oceano.
.
.
O colar do filme Titanic realmente têm formato de coração?

Ao lado - Uma pedra preciosa idêntica à do colar Heart of the Ocean (Coração do Oceano) utilizado pela personagem Rose DeWitt Buckater. A pedra recebeu a lapidação trilliant.

Para que uma gema (pedra preciosa) saia de seu estado bruto natural e chegue ao design desejável com brilho e beleza, é necessário que a mesma passe pelo processo de lapidação.

A lapidação é um processo que faz uso de máquinas e ferramentas que, operadas por profissionais, eliminam porções indesejáveis das pedras preciosas com intuito de conferir-lhes um formato específico, polimento e brilho característico, para que assim então sejam utilizadas na fabricação de jóias.

Existem muitos formatos de lapidação, e alguns deles são aplicados à pedras específicas. O corte brilhante, por exemplo, é extremamente apreciado e utilizado com mais frequência em diamantes. Alguns dos muitos formatos bem conhecidos de lapidação são: baguete, cabochão, esmeralda, navete, briolet, entre outros.

A jóia Coração do Oceano, por sua vez, apesar do nome pela qual foi batizada, não trata-se especificamente de uma gema lapidada com formato exato de um coração. A pedra do famoso colar do filme na verdade fora lapidada com o conhecido corte trilliant.

As pedras preciosas lapidadas com o corte trilliant resultam em peças com formato bastante similar à um coração, e podem variar entre formato curvo arredondado (como a do filme) ou de linhas mais retas. O corte trilliant (trillion ou trillian) foi criado pelos irmãos Asscher em Amsterdan e, mais tarde, registrado pela companhia Henry Meyer Diamond de New York em 1962.


Ao lado - Uma pedra preciosa realmente lapidada em forma de coração (possivelmente um diamante), diferente da lapidação que fora então utilizada no colar apresentado no filme Titanic.
A versão usada por Celine Dion na noite do Oscar

Para a Cerimônia do Oscar de 1998 foi encomendada também à Asprey e Garrard, uma cópia do colar, a qual foi usada pela cantora Celine Dion (intérprete da música My Heart Will Go On, da trilha sonora de Titanic). Esta peça, por sua vez, não era exatamente idêntica à versão utilizada no filme, considerando que esta enorme safira azul foi lapidada com formato de um verdadeiro coração alongado, o que a tornou claramente diferente da pedra de zircônia artificial empregada no colar do filme em sí.

Na noite de gala do Oscar Celine Dion cantou a música My Heart Will Go On usando a jóia, que foi avaliada em 3,5 milhões de dólares (!). Esta jóia, por sua vez, foi feita com uma verdadeira safira do Ceilão engastada em platina e rodeada por 65 diamantes reais; como diferença óbvia adicional à peça utilizada no filme, esta versão têm o verdadeiro formato de um coração. Uma autêntica jóia, no sentido artístico e técnico da palavra.

Esta versão, por sua vez, não aparece no filme Titanic, foi criada após o fim das gravações e usada apenas na noite do Oscar. Esta peça então fora vendida em leilão beneficente para a o "Fundo Memorial Diana, Princesa de Gales" por $ 2,2 milhões de dólares. Hoje este colar pertence à filha de um rico cliente da marca de jóias Asprey.


Segue o vídeo onde Celine Dion canta a música "My Heart Will Go On" com a reprodução vendida por$ 2,2 milhões milhões ao pescoço. Num dos momentos mais quentes da execução da música, Celine Dion faz um gesto brusco, bate sobre o colar e o faz saltar no pescoço - nada demais. Esta foi a cerimômia do Oscar realizada em 23 de março de 1998, onde o filme Titanic foi historicamente premiado com 11 estatuetas, empatando com o épico filme Ben-Hur, igualmente premiado com 11 prêmios Oscar em 1960.

A versão usada por Gloria Stuart na noite do Oscar
g
Ainda à tempo da cerimônia do Oscar de 1998, o joalheiro Harry Winston usou um diamante de 15 quilates ( 3,0 g.) para produzir sua própria interpretação do colar "Coração do Oceano". Este colar é uma adaptação de design livre, e foi avaliado em 20 milhões de dólares. A jóia foi então entregue à atriz Gloria Stuart, que interpretou Rose Calvert no filme Titanic (apesar de Gloria Stuart ter 86 anos de idade à época das gravações, a sua personagem - Rose - tinha 100 anos de idade). Gloria Stuart usou o colar na cerimônia que premiou o filme Titanic com 11 estatuetas do Oscar em 23 de março de 1998.

O Diamante Hope, a inspiração

Ainda que o diamante do colar "Coração do Oceano", usado pela personagem Rose DeWitt Bukater, foi uma criação idealizada e fabricada exclusivamente para o filme Titanic em 1997, a jóia ficcional fora livremente inspirada pelo diamante Hope.

O famoso diamante Hope, que é um caríssimo diamante real de coloração azul metalizada, é avaliado entre 200 e 250 milhões de dólares. Sua história ultrapassa 300 anos e carrega uma grande mistura de lendas e de supostas maldições, que relatam que esta jóia trouxe muito azar (e até morte) aos vários proprietários ao longo dos séculos. No entanto o diamante Hope não têm qualquer parte de sua história verídica relacionada ao Titanic, a jóia jamais esteve no navio e tampouco pertenceu à qualquer um dos passageiros.

O diamante HOPE encontra-se no Instituto Smithsonian, nos EUA, no qual faz parte da coleção fixa.


Abaixo o vídeo que mostra o diamante HOPE exposto no Instituto Smithsonian, o diamante que inpirou o diretor James Cameron na criação do Coração do Oceano.


A versão comercial fabricada pela Companhia J. Peterman

A Companhia J. Peterman, em 1997, quando o filme foi lançado, fabricou reproduções do Coração do Oceano. Esta versão consiste em 137 cristais autríacos que rodeiam uma imitação de diamante azul. A peça é embalada em uma caixa azul-marinho articulada e acompanha um certificado de autenticidade validado pela Twenty Century FOX. Ainda que bonita e considerada réplica oficial, a reprodução passa distante de ser uma réplica, considerando que seus detalhes não coincidem com a jóia no filme, no entando foi muito bem recebida pelos cinéfilos e colecionadores. Embora não esteja mais disponível no varejo, este colar ainda pode ser encontrado à venda nos sites de comércio eletrônico, como o e-bay.
.

Acompanhe o vídeo
Originalmente divulgado por eShark UK
Uma versão recente

A alguns anos um um joalheiro norte-americano tem disponibilizado reproduções do Coração do Oceano de grande qualidade, feitas artesanalmente com dezenas de cristais lapidados e um grande cristal azul em formato Trilliant. Foram criadas duas opções distintas: uma em tamanho real (mais cara) e uma em tamanho ligeiramente reduzido (mais barata). O valor de venda gira entre 500 e 1.000 dólares, e os exemplares não são tão facilmente encontrados no mercado. Ainda que seja uma reprodução de grande qualidade e aproximada da versão criada para o filme Titanic, esta reprodução não é uma cópia fiel em todos os detalhes; contanto permanece como uma das mais belas já dispostas para venda ao público, ainda que não tenha qualquer ligação direta ou aprovação dos Estúdios FOX, pois trata-se de uma recriação particular, desenvolvida por Jill Bailey.
.
 
Acompanhe
g
Uma versão barata

Para quem não pode gastar uma grande quantia, ainda há no mercado uma bonita reprodução do Coração do Oceano, uma das versões mais populares e baratas, vendidas a baixo preço em inúmeros sites de comércio eletrônico. A algum tempo adquiri uma destas peças, sendo esta versão fabricada com uma base em metal ródio, onde localizam-se 28 pedras de strass que rodeiam um coração em cristal Swarowski azul esverdeado - 2.1 cm de largura - espelhado por detrás; a gargantilha é também composta de ródio e strass, numa soma de 71 pedras.



Logicamente a peça que possuo é de baixo valor e é apenas uma imitação barata, ainda assim causa impacto pela beleza e pela história na qual foi inspirada, cuja qual quase todos nós "Titânicos" admiramos.

Acompanhe

https://38.media.tumblr.com/tumblr_lqu58rAsFg1qeyufyo1_500.gifCrédito

Tradução, adaptação e edição de texto e imagens - Rodrigo, TITANIC EM FOCO
Crédito da fotografia "Celine Dion" - amigo Jeffeson Nitsche Krüger