oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 7 de julho de 2013

Tela do Titanic - Arte do paranaense Rodrigo Piller

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Você é um entusiasta admirador do Titanic e possui uma coleção sobre o assunto? Têm um familiar ou amigo que se interessa pela história deste famoso navio? Você têm um carinho especial pelo filme "Titanic" de 1997?

Que tal então adquirir uma belíssima tela artesanal autêntica para complementar sua coleção, decorar seu ambiente "titânico" ou torná-la um presente inesquecível?

Se você pensou "sim" para alguma das perguntas acima, então...

Eu Rodrigo, editor do Titanic em Foco, tenho o prazer de disponibilizar para venda uma de minhas primeiras pinturas em tela que retrata o gigante Titanic em pleno alto mar.
.
Conheça a tela
E leve para sua casa esta arte única!

Título da tela - "Tarde de 11 de abril de 1912, Oceano Atlântico, rumo à New York"

Clique na imagem acima para ver uma versão em maior resolução

Autor da tela - Rodrigo Piller, editor deste blog, o Titanic em Foco 
Tipo - Ilustração semi-realista
Técnica - Tinta acrílica sobre tecido de algodão, com aplicação de verniz protetor brilhante sobre a pintura
Data de criação - Junho de 2013
Tempo de execução da pintura - 14 horas (apenas a pintura)
Tempo total de execução da tela - Oito dias
Comprimento e largura máxima - 90 cm X 68 cm
Dimensão visível da pintura - 74 cm X 52 cm
Moldura - Moldura com 8 cm de largura, confeccionada com gesso pintado com pátina na cor marfim (moldura fixa, não permite troca) 
Peso - Aproximadamente 6 Kg 
Estrutura - Madeira de pinus tratada anti broca e anti cupim

ATENÇÃO - Este é um trabalho artesanal 100% feito a mão: desde a montagem estrutural até a aplicação da moldura fixa não removível. Em se tratando de um trabalho artesanal, a tela difere completamente das telas comerciais convencionais.
 
Preço fixo
R$ 350,00
Com frete já incluso para todo o Brasil

Forma de Pagamento - Apenas depósito bancário à vista [banco ITAÚ]
Forma de envio - Apenas para o território brasileiro, via PAC, Correios
Tempo de envio após confirmação do pagamento - Em no máximo 02 dias úteis
Tempo para entrega - de 03 a 10 dias (varia conforme endereço)
Vídeo

Fatos ocorridos em 11 de abril de 1912, o dia retratado nesta tela
Ao lado: Uma das mais célebres cenas de "Titanic" (1997), na qual a ilustração da tela foi livremente baseada. 

11 de abril de 1912, 2º dia de viagem, costa da Irlanda

Os passageiros do Titanic aproveitam o bom tempo para caminhar e conhecer o navio. Às 10:30 da manhã é simulada uma situação de emergência com um sinal de sino e o fechamento das portas à prova d'água. Pouco tempo depois o navio-guia aproxima-se e transfere para bordo do Titanic o prático do porto da cidade de Queesntown. Às 11:30 o Titanic lança âncoras em Queenstown, esta é a última escala antes da travessia oceânica. Às 12:30 as barcaças América e Ireland trazem sete passageiros da Segunda Classe e 113 da Terceira Classe, além de 1.385 pacotes de correspondência postal.

Jornalistas vêm conhecer o Titanic e um deles fotografa o Capitão Smith e o comissário McElRoy no Convés de Botes. Quando os jornalistas e comerciantes se retiram, ocorre algo inusitado: um fornalheiro com rosto negro de fuligem olha para eles do topo da chaminé traseira. Algumas mulheres interpretam a aparição como um mal presságio. Às 13:30 o Titanic levanta âncora rumo à New York, e é seguido por um bando de gaivotas, atraídas pelos restos de comida despejados no mar pelos dutos de esgoto.

Neste dia, 11 de abril de 1912, fora tirada a última fotografia do Titanic; apenas 04 dias depois, o glorioso navio estaria no fundo lamacento do Oceano Atlântico-Norte, levando consigo 1.500 vidas.

Autor e obra: Processo criativo
.

Ao lado - Nesta curta animação em forma de lapso de tempo, um pouco do passo a passo da pintura deste trabalho. Como na grande maioria das pinturas com temática paisagística natural, o trabalho começa pelo plano de fundo, o céu neste caso. Quatorze horas apenas no processo de pintura.


Há exatos 11 anos nascia meu interesse pela história verídica do famoso Titanic, cuja qual fora belamente representada nas inesquecíveis cenas do megasucesso "Titanic" (1997), dirigido pelo cineasta James Cameron. E tão distante quanto posso me lembrar, sempre fui admirador de arte, desde os primeiros anos de minha infância mantenho contato com trabalhos artesanais, dentre os quais a pintura em tela, cuja técnica simples eu desenvolvi pessoalmente como autodidata.

O trabalho que você agora vê nesta matéria de divulgação é o resultado de meu contínuo interesse pela história do Titanic e pela arte. A obra foi integralmente desenvolvida de maneira artesanal: da montagem estrutural, passando pelo desenho, pintura, aplicação da moldura e finalização. Este é um trabalho único feito à mão, com desenvolvimento 100% artesanal, de beleza e durabilidade garantida.
.
Ao lado - Eu, Rodrigo, e a tela finalizada. Aqui você têm uma melhor noção de escala, a tela mede 90 X 68 cm.

A bela ilustração desta tela foi livremente inspirada por uma das inesquecíveis cenas do mundialmente famoso filme "Titanic" (1997), onde o transatlântico é mostrado em seu estado de glória na manhã de 11 de abril de 1912, dia em que fez sua última escala em terras européias, direcionando-se para o mar aberto rumo à cidade de New York, onde jamais chegou. A ilustração foi firmemente ancorada nas cenas deste épico do cinema, contanto fora livremente adaptada, resultando num trabalho único de cores vivas e grande detalhamento.

Este é um trabalho que permanecerá em sua família durante muitos anos, complementando sua decoração e/ou coleção, como prova de sua admiração e curiosidade sobre este navio fantástico, cuja história insólita caminha entre a glória e a tragédia.

Finalizo a apresentação de meu trabalho tomando emprestada uma das frases ditas pela personagem ficcional 'Rose Calvert' do filme "Titanic" (vivida pela atriz Gloria Stuart), que em uma de suas primeiras reflexões tenta registrar parte do fascínio que este navio exerceu naqueles que nele embarcaram:

"[...] O Titanic se chamava o navio dos sonhos. E era... realmente era..."

Se você têm alguma dúvida ou se deseja adquirir este trabalho, deixe seu comentário. Se preferir entre em contato pelo E-MAIL do blog.
Crédito

Trabalho original de Rodrigo Piller
Texto e imagens de divulgação - Rodrigo, TITANIC EM FOCO

Texto histórico livremente adaptado do livro "O Crepúsculo da Arrogância, o Naufrágio do Titanic Minuto a Minuto", de Sergio Faraco, publicado no Brasil em 2006 pela editora L&PM.

24 comentários:

joão victor pereira disse...

nossa rodrigo muito bom seu trabalho gostei muito bem que eu queria poder levar esse quadro para casa mas eu nao tenho esse custo todo alem de voce conhecer a historia do mais famoso navio ha mais tempo eu conheço só a 1 ano desde a primeira vez que eu vi trailer de relancamento do TITANIC de 1997 voçe conhece a historia ha mais tempo entao voce conhece bem mais do que eu alem de voce desenhar bem eu fiz uma semelhança voce desenha bem que nem o JACK DAWSON voce se inspirou nele voce tem so essa pintura ou tem mais e se voce tiver FACEBOOK me da o nome do seu FACEBOOK que eu quero ter um amigo TITANICO e tambem para gente se conhecer melhor ok por favor faça isso que eu quero te conhecer

Rodrigo disse...

Oi João

Fico feliz que tenha gostado da tela. Eu não me inspirei no personagem "Jack", meu ponto de pesquisa são as ilustrações do artista norte-americano Ken Marschall, que é hoje o mais célebre ilustrador do Titanic. Meu trabalho não têm o msmo alto padrão que as obras de qualidade fotográfica dele, mas faço aquilo que está ao meu alcance.

Por enquanto tenho apenas esta tela, mas pretendo com o tempo e as possiblidades, continuar pintando.

Não tenho FACE ou qualquer outra página de rede social, mas estou sempre por aqui no blog.

Até mais.

Anônimo disse...

oi tudo, oi rodrigo, fala jose.

surpresa agradável o seu trabalho artístico, você me surpreendeu mais uma vez, você sabe, a arte marinho é a minha fraqueza.

sua pintura, a mesma abordagem foi criado por outros artistas, izo-lo bem você, bastante notável, sabe o que os meus são os detalhes, e eu tenho feito muito perceptível, nível de detalhe, agora eu entendo que você conhece bem o Titanic, e é um artista.

certamente vai ser bem-sucedida venda, parabéns, boa sorte, eu realmente gostei, bonito, detalhes, posição abordagens coisas, e as cores.

Eu gosto de ver você na foto, o modelo de Amati, o elenco por você, eu assisti o vídeo no youtube, o relógio da lareira, tudo fantástico.

¿Sabe o que eu acho que nos últimos tempos?

Eu penso sobre a possibilidade de criar um blog, para ver, entender-me, não a inveja, é que você está indo tão bem que me motiva a mim, e eu gostaria de compartilhar todos os meus conhecimentos do Titanic, com os outros.

mas não criá-lo, porque é uma responsabilidade, um compromisso muito grande para resolver, e se feito, deve ser bem feito, como você.

com isso eu quero explicar o quanto eu gosto do seu blog.

na última matéria, surgiu o nome de Bruce Ismay, bem, eu vou dar minha opinião, ele não era totalmente responsável pela tragédia, mas certamente desempenhou um papel muito importante nesse processo, todos nós sabemos que ele sugeriu ao capitão Smith, Além disso, apesar de não ser culpado por fazê-lo, na tragédia, foi um covarde.

certamente não se comportou como um bom homem.

Uma das teorias que explica a tragédia, e eu acredito cegamente, é o historiador, Tim Maltin.
(Titanic case closed) no Brasil (titanic caso fechado).

última coisa, vendo como eles se desenvolvem, os acontecimentos recentes, minha esperança, na réplica, do Titanic II, desaparece, tornando-se mais convencido de que não vai construir.

saudações a todos. Obrigado.
jose.a 27 anos. da Europa. Gijón. Principado das Astúrias.

Rodrigo disse...

Oi Jose, fico feliz em receber sua opinião. Eu demorei bastante tempo até ter alguma segurança para criar a tela e divulgá-la. Incorporei no desenho o melhor de minha habilidade mas, é claro, há sempre bastante para ser desenvolvido. De qualquer maneira acredito que o resultado foi muito bonito. E ainda pretendo continuar pintando sobre o tema.

Realmente, manter um blog, mesmo que tão simples e "não comercial", como é o Titanic em Foco, não é exatamente uma tarefa fácil. Mas se existe disposição e interesse, manter um trabalho como este é bastante interessante. Ainda que a disposição e tempo sejam bastante limitados. O melhor de tudo é o que se ganha neste processo de pesquisa e edição, tenho aprendido constantemente, e de maneira tranqüila.

Você está correto sobre Ismay, ele é apenas mais um dos muitos elos que levaram a tragédia. As atitudes que ele tomou fazem parte de uma grande corrente de fatores que levaram ao naufrágio. Não existe 1 fator ou culpado isolado, todos os fatores atuaram em conjunto como causadores e/ou agravantes.

Bem, é isto, gostaria de agradecer sua atenção e opinião. É sempre bom ter uma visão externa para avaliar uma criação como estas.

Até mais, abraço.

Rafael disse...

Rodrigo te dou meus parabéns por essa bela obra de arte que você fez, ficou maravilhosa, você realmente é um ótimo artista, e parabéns também pelo conteúdo deste blog que é maravilhoso. Abraços e mais uma vez parabéns pela pintura

Rodrigo disse...

Opa, muito obrigado Rafael, é muito bom receber um retorno como este. Espero poder continuar praticando. A cada trabalho que faço incorporo novas informações e busco melhorias.

O Titanic continua sendo uma belíssima fonte de inspiração.

Até mais.

Unknown disse...

Olá Rodrigo!
Ficou realmente maravilhoso seu quadro!
Espero poder ver mais obras suas, pois você é um grande artista!
Já pensou em fazer algum quadro em preto e branco? E algum do Olympic? Talvez um do Olympic camuflado em preto e branco? Ficaria maravilhoso, tenho certeza!
Parabéns pelo trabalho!
Beijos, Manu.

Jefferson Krüger disse...

Olá amigo Rodrigo, faz algum tempo que não nos falamos. Como você está? Espero que bem... parabéns pela obra de finíssimo bom gosto. Sou admirador da sua arte. Abraços amigo.

Rodrigo disse...

Olá Manu

Obrigado. Grande artista ainda não, mas gosto muito de arte... Tenho planos para outras telas, e pintar em P&B talvez seja mesmo uma opção interessante. Quem sabe no futuro.

Até mais, agradeço a atenção ao meu trabalho. Abraço.

Rodrigo disse...

Oi Jefferson, quanto tempo...

Obrigado, como pode ver eu ainda não desisti de "botar a mão na massa" e criar alguma coisa, é vicio kk.

Eu estou bem graças a Deus, aproveitando um pouco de disposição para pintar. E você tudo bem? Boas novidades?

Eu não fiz um FACE ainda e acabei perdendo contato com todos... Como andam as coisas por lá? O pessoal se reuniu?

Abraço amigo.

Jefferson disse...

Pois é amigo a gente acabou perdendo contato mesmo estando tão perto hehhe, eu ando meio ocupado no serviço, não sobra tempo pra nada. Agora estou trabalhando na UFPR, sou servidor publico, e trabalho num laboratório de zoologia. Ja tirei a carteira e ainda amo muito TITANIC :D
Comprei uns livros (E a orquestra continuou tocando, A costureira) que falam de historias do titanic, e o dvd o resgate do titanic.
Temos de marcar de conversar que acha? abraço

andreia disse...

ta muito salgado o preço,se baixasse um pouco e parcela-se eu compraria.

Rodrigo disse...

Oi Jefferson

Que bom saber das boas notícias, precisamos mesmo marcar um novo bate papo "Titânico".

Eu li "E a Orquestra Continuou Tocando", indiquei aqui no blog; é uma leitura fantástica. "A Costureira" eu ainda não comprei, stou enrolado com outras compras titânicas... A curiosidade nunca acaba... hehe

Até mais amigo, qualquer dia marcamos.

Rodrigo disse...

Oi Andreia

Infelizmente não tenho meios de parcelar no momento, tampouco baixar o valor, pois é um trabalho artesanal, com valor compatível à criações similares sobre outros temas.

Mas fica disponível uma opção de "reserva". Caso queira reservar a tela para ter tempo hábil de conseguir o valor restante, é posível fazer um depósito antecipado de R$ 50,00, que a tela fica guardada para você pelo prazo máximo de 30 dias. Quando já tiver em mãos o valor restante (300,00), basta realizar o depósito e a tela é enviada.

Talvez não seja uma opção excelente, mas é o que me é possível fazer por hora.

Até mais.

Gabriel Torres disse...

Excelente trabalho, Rodrigo... Incrivel que 100 anos depois, o tudo se tornou mais elegante e sofisticado (Telefones, carros, aviões), mas o titanic é ainda o navio mais bonito que ja navegou. Parabens pelo trabalho e pelo blog.

Rodrigo disse...

Obrigado Gabriel.

Eu sou certamente muito suspeito para confirmar, pois desde muito cedo gosto de quase tudo que é retrô. E este é exatamente um dos motivos que me fazem tão atento ao Titanic pois, à parte de tamanha tragédia, ele realmente foi um dos navios mais belos já construídos. Ele de fato tinha classe, bom gosto e um estilo geral muito equilibrado quando comparado com outros grandes navios históricos; tanto internamente quanto externamente.

Hoje as coisas são, na maioria dos casos, quase exclusivamente funcionais, deixando de lado muito daquilo que embelezava e fazia as coisas interessantes no passado. Enfim, tenho pensamento saudoso de uma época e de coisas que não vivi e nem vi. hehe
Até mais.

Anônimo disse...

Fala Rodrigão!!! Aqui quem fala é Diego, que faz parte da comunidade "Titanic - Fatos Históricos" do Orkut.

Cara, te dou parabéns pela sua obra. Eu, também como artista, não adjetivos para classificar o seu trabalho. Ele, simplesmente, supera todos os adjetivos que eu puder imaginar.

Como somos artistas, vou deixar meu MSN, para a gente conversar, não só sobre o Titanic, mas também sobre arte.

Pega aí: diegoindy_lemans@hotmail.com

Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

Rodrigo disse...

Oi Diego

Valeu pela crítica, fico muito feliz em saber que a gostou da pintura. Ainda tenho muito para aperfeiçoar, e o Titanic é uma alternativa fantástica para exercício.

Estou fora das redes e do MSN, mas estou sempre atento ao blog. Qualquer coisa é só passar por aqui ;)

Até mais, novamente obrigado.

Anônimo disse...

por favor olhar vê.

Titanic: A Verdadeira História [NatGeo]

you tube.

obrigado. jose.a

Mônica Cunha disse...

Olá Rodrigo! bom, essa é a primeira vez que vejo o seu blog e estou fazendo um esforço muito grande para conter os meus elogios sob o seu quadro e blog, pois estou muuuuuito (nem sei dizer) acredito que a palavra que mais chega a realidade é PARALISADA com um trabalho tão lindo, sinta-se abraçado, pois essa é minha vontade de tão feliz com seu trabalho e como vi aqui que talvez.. futuramente... vc possa fazer outros quadros desse, quem sabe... eu viro uma cliente sua #euquero

Rodrigo disse...

Oi Mônica, obrigado, fico feliz que tenha gostado da tela e do blog. O Titanic ainda será alvo de minhas criações, porque é de fato uma de minhas mais interesantes fontes de inspiração. Espero ter tempo e inspiração em novas criações para o futuro e para seguir mantendo o blog de modo tranquilo.

Grande abraço.

Tony Eight disse...

OI MEU QUERIDO. VOU COMEÇAR MEU PROJETO TITANIC. VC É O CARA E CLARO QUE ESTOU AQUI PRA PEDIR AJUDA. GOSTARIA DE SABER SE PODE ME MANDAR MATERIAL CM PLANTAS QUE USOU NO SEU PROJETO. ESTOU PRECISANDO TAMBÉM DE PLANTAS DO DECK B E C.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi amigo

Boa sorte e muita criatividade em seu trabalho.
O que posso te indicar são os planos neste site abaixo, os melhores gratuitos. Faça o cadastro gratuito, assim você poderá baixar. Indico também o livro "Titanic A Modelmakers Manual", de Peter Davies Garner, porque ele ajuda bastante, apesar de não ter resposta para tudo e nem se tratar de um tutorial, mas as plantas nele, apesar de serem pequenas, tem muita informação.

http://archive.cyark.org/titanic-gallery-drawing#

Unknown disse...

Rodrigo parabéns pelo seu trabalho,queria poder fazer um de papelão pois não tenho condições financeiras de fazer um lindo assim como você fez,mais você me ensinaria a fazer um queria só o passo a passo como fazer ele obrigada peço que veja esse meu comentário obrigado