oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 27 de junho de 2017

Titanic com audiodescrição: Um trabalho do fan brasileiro Charles Moreira, Audiofilmes e Portal da Deficiência Visual

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Que tal ouvir o filme "Titanic" com o recurso da audiodescrição?
 .
Após 20 anos de contato entusiástico com o filme que me levou à curiosidade pela história e legado do famoso e histórico navio de 1912, eu, Rodrigo, editor do Titanic em Foco - ainda que de fato não sou deficiente visual - poso nesta foto com intuito de ilustrar a experiência de "sentir" esta obra do cinema pela primeira vez de uma nova forma: Apenas ouvindo o áudio do filme acompanhado do recurso da AUDIODESCRIÇÃO.
.
Um trabalho que no Brasil agora foi tornado possível e disponível gratuitamente através dos grandes esforços do colega Titânico Charles Carvalho Moreira, que traduziu ele próprio o roteiro audiodescritivo do filme e orientou os trabalhos de edição, em colaboração com a locução de Rafael Nimoi, a Audiofilmes e o Portal da Deficiência Visual. E que com prazer agora publico como forma de uma simples contribuição ao amigo Charles Moreira, que me emocionou profundamente através de um pedido pessoal dele, quando publicou um chamado de colaboração no Facebook.

A narrativa descritiva de gestos e cenas incluída ao áudio original expõe uma curiosa forma de emoção a quem a tanto tempo se familiarizou com este épico do cinema. E faz refletir sobre a importância deste recurso aparentemente simples, mas de grande valia aos colegas entusiastas cegos ou deficientes visuais. A audiodescrição traz uma grande inclusão e maior imersão em todas as formas de arte visual, sejam os filmes, novelas, peças de teatro, exposições e tudo o mais que possa ser descrito para trazer sensações ainda mais profundas de interpretação pessoal.
.
Mas o que é audiodescrição? Audiodescrição é a uma faixa de narração adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer na tela durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário. Para as artes performativas (teatro, dança, ópera) e para os meios de comunicação (televisão, cinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema. 

O amigo Charles mora no Rio de Janeiro, cursa letras, tem 25 anos, e diz: A Audiofilmes foi fundada em 2010 por Wagner Maia, fundador e diretor da instituição Portal da deficiência visual e por Joice Guerra, mais conhecida em nosso meio como Jobis! 

Infelizmente, após o lançamento do primeiro filme com audiodescrição, intitulado "O Projeto da Bruxa de Blair", o projeto foi descontinuado, e só agora em 2017, eu em parceria com o Rafael Nimoi, que foi o narrador audiodescritivo tanto do projeto da Bruxa de Blair quanto de Titanic, decidimos resgatar este projeto que ficaram interrompidos com o apoio de Wagner Maia, - que foi o idealizador inicial do mesmo junto com a Joice - e tocá-lo em frente contando com a ajuda do Rafael e de alguns amigos de nosso meio. 

Rafael Nimoi é Radialista e operador de áudio, tendo feito vinhetas e jingles para várias rádios FM's e web rádios. Eu sou fluente no espanhol tanto falado quanto escrito, e atualmente estou cursando letras. O roteiro que foi utilizado na audiodescrição do filme Titanic foi traduzido e adaptado por mim, a narração audiodescritiva ficou a cargo do Rafael Nimoi e a edição da narração com o filme dublado ficou sob minha responsabilidade.
.
Para saber mais e acompanhar novos projetos, acesse: Charles Moreira no Facebook / Portal da Deficiência Visual no Facebook / Áudio Filmes (site)
.
Conhece alguém que gostaria de ver "Titanic com audiodescrição? Então não deixe de compartilhar! Bom filme!

Agradecimentos
Charles Carvalho Moreira
Rafael Nimoi
Portal da deficiência Visual
.Crédito
Charles Carvalho Moreira e Rodrigo Piller, Titanic em Foco

Um comentário:

Unknown disse...

por que nao posta o filme completo sem ser audio descriaçao queria ver a imagem