oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Relíquia do Titanic: Biscoito água e sal preservado do Titanic pode ser o mais caro já leiloado no mundo



http://oi59.tinypic.com/28swzn4.jpg
 Seja bem vindo ao Titanic em Foco  

Quem pode imaginar o valor que se deposita em objetos triviais em virtude das histórias nas quais eles estão inseridos? Poderia um simples biscoito do tipo água e sal de 103 anos de idade - diga-se um tanto vencido -  alcançar um expressivo valor porque faz parte de uma história dramática de conhecimento mundial?

Se o referido tira gosto está relacionado ao naufrágio mais famoso da história marítima - diga-se o Titanic -  a resposta é sim: Um trivial lanche da tarde, neste caso parte de um kit de sobrevivência instalado nos botes do navio, pode sim se tornar o mais caro já vendido no mundo. E não estamos falando de um pacote de biscoitos exóticos, mas uma simples lâmina composta de nada mais que: Água, trigo, sal... E mais de 103 anos de retumbante legado.

Acompanhe
.
O que pode ser o mais caro biscoito, que sobreviveu ao naufrágio do Titanic a mais de 103 anos atrás, será vendido em um leilão
 Via - theguardian.com
.
Notícia atualizada AQUI: Biscoito é vendido por R$ 90 mil

 
Relíquia curiosa - O biscoito água e sal Spillers and Bakers Pilot está entre os itens que vão a leilão pela Henry Aldridge & Son em devizes, Inglaterra. Fotografia: Henry Aldridge & Son/PA 

O biscoito da marca Spillers and Bakers Pilot – um tipo de biscoito água e sal feito com farinha e água – que sobreviveu ao naufrágio do Titanic no qual cerca de 1.500 pessoas morreram – é parte de um kit de sobrevivência que foi alojado um um dos botes salva vidas do transatlântico e foi preservado como uma lembrança. O item será leiloado pela empresa Henry Aldridge & Son em Devizes, Inglaterra, no próximo 24 de outubro e estima-se que alcançará entre 8 e 10 mil libras (entre 47 e 58 mil Reais hoje).

O biscoito foi mantido por James Fenwick, um passageiro a bordo do RMS Carpathia, que auxiliou no resgate dos sobreviventes do Titanic. Ele colocou a bolacha em um envelope fotográfico da Kodak com uma nota original que citava: “Biscoito Pilot de um bote do Titanic Abril de 1912”.

“É o mais caro biscoito do mundo”, disse o leiloeiro Andrew Aldridge. “Nós não sabemos de que bote veio o biscoito, mas não existem quaisquer outros biscoitos do Tianic, até onde eu entendo. É incrível que o biscoito tenha siso preservado em meio a tamanho evento dramático. Em termos de procedência, a poucos anos atrás um biscoito de uma expedição de Shackleton foi vendido por cerca de 3 mil Libras e há um biscoito do Lusitania em um museu na república da Irlanda” (Acredite, existe mesmo, AQUI). Aldridge também disse: “Então nós tivemos que estimar entre 8 e 10 mil Libras, o que o torna o mais caro biscoito do mundo”.

O Titanic, lembrado como inafundável, naufragou depois de colidir com um iceberg em 14 de abril de 1912 durante sua viagem de inauguração de Southampton, Inglaterra, para New York, Estados Unidos.

O biscoito será vendido junto com o arquivo de Fenwick – um registro único de fotografias do resgate dos sobreviventes do Titanic. Fenwick e sua esposa, Mabel, estavam partindo em uma viagem de lua de mel de três meses para a Europa e embarcaram no Carpathia em 11 de abril de 1912 em New York, sem imaginar que quatro dias mais tarde a viagem se tornaria uma corrida de socorro, quando o Carpathia se tornou o barco salvador de mais de 700 sobreviventes do Titanic.
.
Abaixo - Os botes salva vidas do Titanic em seu caminho até o Carpathia. Fotografia: Universal ImagesGroup / Getty Images
 .
A coleção está sendo vendida diretamente pelos descendentes dos Fenwicks e os negativos fotográficos oferecem uma captura única do resgate, mostrando os primeiros avistamentos dos botes salva-vidas, sobreviventes a bordo do Carpathia e o subsequente desembarque em New York, e até mesmo o navio SS Californian se aproximando da cena do resgate.

A fotografia do navio Californian foi descrita como “uma das mais dramáticas fotos da história marítima”. A história do Californian é uma das mais controversas na tragédia visto que o capitão foi culpado por não reagir mais rapidamente aos pedidos de ajuda.

Também faz parte do lote um depoimento inédito sobre o resgate dos sobreviventes, escrito por Fenwick. O registro para 15 de abril, horas depois do naufrágio do Titanic, cita: “5h da manhã. Acordei depois de ouvir a voz de um homem dizendo que o Titanic naufragou. Nós estamos resgatando passageiros e estamos rodeados por icebergs. Esta é a hora de levantar e fazer algo. Indo para o convés nós vimos os botes em nossa lateral, lotados com os que foram resgatados, e mais outros botes vindo de todas as direções, pouco mais atrás e em todo redor... estão os “bergs” (icebergs).

Abaixo - James Fenwick e sua esposa, Mabel (ambos no lado direito), que estavam a bordo do Carpathia. Itens do arquivo dos Fenwick, incluindo o biscoito, também serão leiloados. Fotografia: Henry Aldridge & Son/PA
 
O diário de James Fenwick detalha outros importantes eventos incluindo a chegada do Carpathia em New York e o desembarque dos sobreviventes do Titanic.

Aldridge disse: “O arquivo Fenwick é indiscutivelmente o registro fotográfico definitivo relacionado ao resgate dos passageiros e tripulantes sobreviventes do Titanic. A câmera que o casal estava carregando foi capaz de captar em crônica os eventos que se seguiram e fornecem um único registro dos eventos que se seguiram”. 
.
Crédito
Fonte - theguardian.com
Tradução e composição de imagens - Rodrigo, Titanic em Foco

8 comentários:

Jose Aurelio disse...

Oi Rodrigo.
Olá de novo ao meu querido, minha alegria, meu refúgio, Titanic em foco.

Eu agora tenho muitos projetos em andamento, e vou estourar de trabalho, mas vou fazer uma pausa na minha agitada atividade para meu amado blog, seu blog Rodrigo.
Desculpe e, mas como eu tenho um monte de trabalho e projetos, não conhecia esta notícia, até que eu vi aqui no Titanic em foco o melhor blog do mundo. Mais uma vez muito bom para você Rodrigo.

Esta notícia é muito interessante e podese fazer muitas leituras da mesma. Mais primeiro eu gostaria de lembrar o que eu disse aqui no Titanic em foco. Eu não gosto do mercado mundial do Titanic, fazendo negócios pela merda do dinheiro, com uma tragédia como ao do Titanic, eu acho que isso não é correto. Se algo de positivo tem este mercado é que ele nos traz para os amantes do Titanic uma parte cultural importante. Dado que os negócios para nós, não nos trazem nada.

Com esta notícia evidencia novamente as minhas palavras contínuas neste blog que eu repetia uma e outra vez. O Titanic é inacreditável sempre dando notícias, sempre dando mistérios, sempre dando surpresas. Não existe nenhum ano em que uma notícia do Titanic não percorre o mundo. É impressionante. Um navio pela eternidade com uma história pela eternidade.

Com respeito ao biscoito, para o público que não conheça o Titanic, ouvir esta notícia será uma coisa de loucos. Mas deve saber que é comum no Titanic, Também fortunas foram pagas por pequenos pedaços de carvão e coisas assim. Tudo por estar na viagem marítima mais mítico de todos os tempos no planeta terra. E nesse misterioso navio chamado Titanic que tem algo mágico que transcende ao místico.
Esta notícia do Biscoito demonstra uma vez mais a obsessão global com Titanic.
E não é algo exclusivo dos tempos atuais já que nos anos 80 e 90 fortunas são pagas por banalidades do Titanic.
Por certo o estado de conservação do Biscoito é incrível.

Com respeito ao que é dito sobre o S.S. Californian nesta matéria é muito interessante porque há muitos mistérios ao redor dele. Por exemplo, é bem conhecido que ao amanhecer do 15 de Abril quando o Titanic já tinha morrido e descansar para sempre em sua sepultura aquática o californian se dirigiu ao local do naufrágio do Titanic. E ele estava muito perto aquela noite, no entanto ele demorou uma hora ou mais para chegar de modo que é algo feito deliberadamente. Mais porque?. Eu não acredito em conspiração cuanto ao Titanic, mas há muitas coisas estranhas que aconteceram aquela noite.

Bom e para concluir eu vou dar alguns dados do registro do Titanic. podem corrige-me se eu estiver errado. De acordo com o livro que eu tenho em minhas mãos é o seguinte...

1 - suprimentos - alimentos e bebidas.
34.000 quilos de carne vermelha
11. 000 quilos de carne de aves
5.000 quilos de peixe fresco
40.000 ovos
200 barris de farinha
40 toneladas de batatas
800 cachos de espargos
7000 alface
36.000 maçãs
15.000 garrafas de cerveja
1000 garrafas de vinho
850 Garrafas de licor

contínua - Serviços de mesa e roupa branca.
3000 copos
12.000 pratos
8000 garfos
2000 saleiros
400 suportes de almoço do brinde
6000 toalhas de mesa
45.000 Guardanapos para limpeza
15.000 lençóis de cama individuais
7500 toalhas de banho

contínua - tripulação
289 caldeireiros e maquinistas
28 engenheiros
39 marinheiros
491 garçons e criados
1 governanta
7 carpinteiros
2 Médicos
2 limpadores de janelas
2 gerentes dos banhos turcos
8 músicos
2 operadores de rádio
5 funcionários de correio
7 oficiais de guarda
7 Administrativos

Concluindo o mercado do Titanic tem um grande futuro, gostemos ou não.
Um abraço. Até breve. Titanic per sempre.

http://images.collections.co.uk/ebay/shop/remb0096.jpg

Robert Ballard: “O Titanic é um memorial de uma era. Um grande excesso de arrogância. Descansa no fundo com grande dignidade”. 1985


Saudações a todos. Obrigado.
Jose Aurelio.
Da Europa.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Jose, bom ver você por aqui novamente.

Quando fui à exposição de objetos resgatados estive refletindo sobre isso o tempo todo ao olhar para dentro das vitrines com tantas coisas tão simples que, naquele momento em minha frente valiam milhões... mas que em 1912 não passavam de objetos triviais do cotidiano de gente comum.

Pois então, eu achei a notícia interessante porque ela realmente faz pensar sobre estes valores que se depositam descabidamente em coisas triviais em virtude das histórias que estão por detrás destes "objetos". Mesmo para quem tem interesse pelo Titanic isso é difícil de entender. Mas sei que este não é um caso isolado, pois tem outras tantas outras coisas estranhas relacionadas a outras histórias, que também são supervalorizadas. É no mínimo do que se possa dizer, curioso.

O Titanic seguirá indefinidamente sendo alvo de notícias, e isto por si só é algo absolutamente insólito.

Até mais... Ah, continuo trabalhando firmemente em meu projeto com a maquete por aqui, e dentro de um par de meses ou mais estarei concluindo.

Abraço.

Jose Aurelio disse...

Olá a todos.

Deixo aqui o link de dois desenhos do Titanic feitos por mim.
Espero gostem.

Link:
http://joseaureliotitanic85.deviantart.com/gallery/

Desejo compartilhar com o público.

Saudações a todos. Obrigado.
Jose Aurelio.
Da Europa.

Arthur Serafini disse...

Olá Rodrigo! Meu nome é Arthur e tenho uma página no Facebook, chamada RMS Olympic (nome original não acha? rsrsrs) gostaria muito de agradecer a você, pois, é do Titanic em Foco que eu consigo grande partes das informações para publicar na minha página. Obrigado. Gostaria de pedir, se não for abuso, que você curtisse minha página, uma avaliação sua, seria muito bem-vinda, e de grande inspiração para continuar a postar notícias sobre a incrível história que têm esse maravilhosos navios: Olympic, Titanic e Britannic.

Desde já agradeço,
Arthur.
De Caxias do Sul.

03/11/2015.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Arthur, eu é que agradeço o apoio ao blog. Pode me passar o link que eu passo por lá. Eu não ando acompanhando os grupos com frequência porque estou empenhado até os fios de cabelo na construção de minha maquete, que começa a chegar ao fim, mas passo por lá.

Até mais, e muita boa sorte com a página.

Arthur Serafini disse...

Oi Rodrigo!! É o Arthur!! Desculpe a demora...

Aqui está o link da minha página sobre o Olympic! Obrigado!!!!

https://www.facebook.com/RMS-Olympic-542105575832840/?ref=hl

Anônimo disse...

Desculpe, talvez tenha entendido errado, mas... Como o senhor que encontrou a bolacha chegou em NY no dia 11/04/1912 se o naufrágio ocorreu em 14/04/1912?

Rodrigo, Titanc em Foco disse...

Na realidade a estranheza da data é porque ela é irrelevante no texto, não acrescenta nada, apenas registra o dia em que o casal chegou em new York, ao invés de se referir à data como o dia em que eles partiram em lua de mel a bordo do Carpathia. A notícia original, tal qual aqui, registra que Douglas e Mabel haviam chegado em New York no dia 11 de abril com intuito de embarcar em lua de mel; a partida do Carpathia aconteceu em 11 de abril também.

Até mais, agradeço a observação, vou adaptar o texto para que fique coerente.