oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 14 de abril de 2012

Titanic: 15 de abril de 1912 - 15 de abril de 2012




Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Ontem, 14 de abril e hoje, 15 de abril de 2012, o Titanic em Foco faz uma pausa de reverência para registrar um simples tributo memorial às mais de 1.500 vítimas do naufrágio do Titanic que completa hoje, domingo, os 100 anos.

"O Titanic em Foco dispensa qualquer publicidade e presta um simples, mas realmente merecido tributo aos 1500 homens, mulheres e crianças que em 15 de abril de 1912 entregaram suas almas nas águas do Oceano Atlântico-Norte."

Com a simples luz de uma vela virtual, que queima em nome do respeito à esta tragédia, e ao som de Nearer My God to Thee (Mais Perto de Ti Meu Deus), use este espaço para, se assim desejar, registrar seu tributo, seu respeito ou os seus pensamentos.

"Que as almas daqueles que partiram descansem na eternidade e que seus nomes jamais sejam esquecidos."
Em respeitosa e eterna memória às vítimas do naufrágio do Royal Mail Steamship Titanic

15 de abril de 1912 - 15 de abril de 2012

Peças originais do Titanic são leiloadas e vítimas são homenageadas em seu Centenário (Record)



Descrição: Matéria originalmente exibida em 15/04/2012, aniversário de 100 anos do naufrágio do RMS Titanic, no Domingo Espetacular, pela Rede Record.

Um momento de silêncio, flores ao mar e um apito na escuridão: Cruzeiro memorial carregado de passageiros relembra os 100 anos da tragédia.

15/04/2012
- As 23:40 da última noite, coroas de flores são lançadas no exato local do naufrágio pela borda convés do navio de cruzeiro Balmoral, que refez o trajeto do Titanic como forma de tributo às vítimas.

Depois de um momento de silêncio, três coroas de flores foram entregues às ondas e o apito do navio soou na noite escura, depois que os nomes de todos os perecidos foram lidos pelo capitão. Cerca de 50 dos 1.309
passageiros do Balmoral têm uma ligação familiar direta com vítimas do Titanic.

Respeito: O reverendo Canon Huw Mosford, lidera o serviço memorial que marca os 100 anos da tragédia à bordo do cruzeiro MS Balmoral, no Oceano Atlântico-Norte.

Reflexão: Centenas de passageiros se reúnem no convés do navio, acompanhando o tributo às vítimas.


Titanic em Foco

17 comentários:

Lucas Rubio disse...

Há 100 anos atrás o navio entrava eternamente para a história...

César Augusto disse...

O Titanic nunca me emociou tanto como agora. Eu nunca pensei que fosse sentir algo tão forte por esse navio e por essas vítimas como senti agora. É isso.... (muito emocionado).....

Laís Maria disse...

Nunca pensei que uma história pudesse me deixar tão abalada mesmo um século depois. Que as pobre almas vítimas dessa tragédia possam encontrar a paz eterna e que sua história seja lembrada de forma honrosa.

Lucas (Banda Harmonia) disse...

Que descansem em paz as pobres almas que morreram naquela noite, sem culpa nenhuma de tanta ganância de outros, Titanic, eternamente como o navio mais belo já construído!

Luciano Spears disse...

Que todas as pessoas que um dia, estiveram a bordo Titanic descansem em paz eternamente, das que se foram na madrugada dia 15 de abril de 1912 até as que sobreviveram a esse trágico dia, renasceram, e hoje também não estão mais entre nós, pois todos eles merecem ser homenageados...

Anônimo disse...

Cara nunca na minha vida chorei tanto por pessoas que nunca conhecir,Me bate um desespero só de tentar imaginar o que essas pessoas que se salvaram e outras que não tiveram essa chance de se salvar passaram nesas duas horas,medo,agustia,desespero tudo que de pior aconteceram com elas quando você apenas ouve a historia ou vê algum filme sobre o Titanic não doi tanto quanto ler os nomes dos sobreviventes ou pior os nomes das pessoas que faleceram e descobrir a idades deles e descobrir da pior maneira que tantas crianças da 3° classe não tiveram a sorte de sair vivas e atormentandor toda vez que alguem fala em Titanic a unica coisa que eu penso e no desespero de pessoas que perderam filhos,amigos avós,pais,mães e nas criancinhas e da mãe que foi encontrada agarrada ao seu bebe na agua congelante,que todas esas almas descanse em paz e que ninguem jamais esqueçam os seus nomes.

rander disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rander disse...

100 anos atras começava a historia do navio mais famoso do mundo !

Nicholas disse...

Desde os 10 anos sou alucinado com o Titanic, mas a maioria das coisas que aprendi sobre ele descobri os últimos 3 anos. Mesmo com tanto fascínio pelo navio, nunca pensei que fosse sentir tanta angústia nessa data. Ontem, as 23:40, meu coração se apertou, pois eu sabia que há 100 anos, aquele era o início do fim para mais de 1500 pessoas inocentes. Mesmo com esse naufrágio sendo um dos mais horríveis da história, as 1500 pessoas mortas são lembradas até hoje, pois, se não fossem elas, poderiam ter ocorrido tragédias piores, pois as melhorias na navegação não teriam ocorrido. Tragédias como a do Lusitania, do Britannic e do Andrea Doria poderiam ter sido muito piores do que foram, e até mesmo o próprio Titanic poderia ter tido um fim pior do que ele realmente teve. Devemos agradecer a todas essas 1500 almas, pois foram elas que tornaram a navegação mais segura, para que outros inocentes não tivessem o mesmo fim que elas tiveram. Descansem em paz.

15/04/1912

Maristela disse...

Dia triste de lembrar, 100 anos de naufrágio de uma obra de arte da engenharia naval. Com ela, se foram os sonhos e a vida de 1500 pessoas que estavam no lugar errado e na hora errada. Que estejam em paz e sejam lembradas pelo heroísmo e pela dor sempre latente no coração de todos que lembram delas pois sei que muitos gostariam de voltar no tempo para salvá-las ou até consolá-las, mas o tempo não volta atrás. Muitas delas deram provas inesquecíveis de amor e caridade, tão raros nos dias de hoje. Sei que descansam em paz coma benção de Nosso Pai.

Alvaro disse...

Indubitavelmente esta é uma data para ser lembrada eternamente pela humanidade, tanto de reverência aqueles q pereceram, como para extrair aprendizados:os sonhos, por maiores e mais perfeitos que sejam, por mais seguros,que se apresentem sempre necessitam de cautela, prudência, bom senso e respeito. O Titanic jamais poderá ser reproduzido fielmente ele representava uma época graciosa, quando a elegância suplantava a praticidade e ainda carregada de inocência, lamentavelmente estes valores estão em franca extinção, entretanto, enquanto cultivarmos o respeito aos mesmos, o Titanic, sua saga e a memória daqueles q sucumbiram com o navio.

vini disse...

Como eu não queria estar aqui escrevendo sobre o centenário do naufrágio, como eu não queria ter livros e maquetes sobre o navio, como eu não queria saber o nome Titanic.
Porque se eu não soubesse esse nome, o Titanic não teria naufragado. Fiquem em paz vítimas dessa tragédia ocorrida com esse navio com tal magnitude e elegância. Essas não tiveram culpa da ignorância de outros que jamais foram perdoados.Desejo paz eterna a todos que tem seu nome ligado ao Titanic e que infelizmente tiveram que ouvir Nearer My God to Thee e em seguida os ruidos de um gigante destruído. Queria que esses nomes não tivessem que ser lembrados 100 anos depois.....

Marcelo disse...

Um navio ou ¨paquete¨ como era chamado naquela época, que navio belíssimo, é muito triste como a viagem terminou naquele 15 de abril de 1912, incrível como nós aqui 100 anos depois nos sentimos abalados com essa tragédia. Que todos que se foram naquela noite descansem em paz.

RGSILVA.COM disse...

bem Rodrigo, há uns anos atrás, eu só enxergava o TITANIC como navio, até que em 2010 ao fazer pesquisas pela internet descobri a história real que se abateu sobre essas pessoas e pela 1ª vez, eu consegui olhar de forma mais humana o navio, e consegui compreender a terrível grandiosidade... esse poste está de parabéns !

Rodrigo disse...

Oi RGSILVA

Uma das atitudes que mais luto contra e da qual mais tenho asco é fanatismo, pois isto empobrece demais a mente das pessoas e as faz ficarem cegas para a realidade.

A partir do momento em que um "admirador/curioso/entusiasta" consegue olhar com olhos de pura realidade para o alvo de sua admiração, é que finalmente pode-se dizer que o fanatismo sem sentido se converteu em consciência e respeito.

No caso do Titanic, o turbilhão de lenda-mentiras-fanatismo é tão grande, que raríssimos são os admiradores que têm clara consciência do que esta história significa.

E é muito curioso o fato de que maior parte das pessoas que não têm interesse pela história, conseguem enxergar tudo isto com olhar mais humano. Pois quando os não-curiosos se lembram da palavra Titanic, geralmente se lembram da gravidade do naufrágio e do quanto tudo isto foi trsite.

É lógico que ninguém precisa olhar para o Titanic e só lembrar de sua desgraça, claro que não, mas é indispensável ter respeito e consciência histórica antes de qualquer outro foco sincero de admiração relacionado ao Titanic.

E é por ter assumido este respeito pela história que escrevi os memoriais deste abril e de abril do ano passado.

Se um dia eu finalmente me distanciar do contato com minha curiosidade e admiração pelo Titanic, quero levar uma coisa apenas comigo: RESPEITO PELA HISTÓRIA.

Anônimo disse...

TITANIC É INESQUECIVEL E DEVE SER LEMBRADO SEMPRE

Anônimo disse...

eu queria tanto que ele não afundasse