oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cardápio do último almoço do Titanic será leiloado

Acima: O cardápio do almoço oferecido aos passageiros da 1ª classe no dia 14 de abril de 1912 (o mesmo dia em que o Titanic colidiu com o iceberg), uma réplica de um garfo de prata da 1ª classe e uma imagem de uma típica refeição no Salão de Jantar da 1ª classe do RMS Olympic, o navio-irmão do Titanic.

Seja bem vindo ao TITANIC EM FOCO

A aproximação dos 100 anos da partida e do naufrágio do Titanic já causa intenso movimento no eixo Estados Unidos/Europa, locais diretamente relacionados ao famoso navio que naufragou em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912.

Recentemente entrou para leilão uma peça de extrema raridade, um cardápio autêntico do Titanic datado de 14 de abril de 1912.O preço inicial é equivalente a R$ 270 mil. O menu, considerado uma relíquia, foi colocado na bolsa da mulher de um banqueiro americano que sobreviveu ao naufrágio. Durante gerações a família guardou o pedaço de papel e agora resolveu leiloar para lembrar o centenário do acidente.

Acompanhe







O cardápio do último almoço servido no transatlântico Titanic (ao lado), que naufragou na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912, será leiloado no próximo mês na Inglaterra, com um preço inicial de 100 mil libras esterlinas (cerca de R$ 271 mil).
O menu para passageiros da primeira classe incluía ovos Argenteuil, consomê fermier, frango à la Maryland, salada de ave e chuletas de porco.

O cardápio estava na mesa do passageiro Washington Dodge, um proeminente banqueiro de San Francisco que viajava para os Estados Unidos junto com sua esposa Ruth, que guardou o menu em sua bolsa, e seu filho Washington Junior.

Os três sobreviveram ao naufrágio e a relíquia permaneceu até agora na família. O leilão acontecerá para comemorar o 100º aniversário do término da construção do navio.




A família Dodge



Acima: Washington Dodge (52 anos), Ruth Dodge (34 anos) e Washington Dodge Jr (4 anos e 6 meses). O trio embarcou no Titanic em 10 de abril de 1912, na cidade de Southampton, Inglaterra, ocupando a cabine de primeira classe "A 34" (muito similar à cabine da foto ao lado). Os três salvaram-se da tragédia: Washington Dodge embarcou no botes salva-vidas Nº 13 e esposa e filho embarcaram no bote salva-vidas Nº 05.



Esquerda: O bote salva-vidas Nº13 alojado no Convés de Passeio da 2ª classe; este bote desceu às 1:40 da madrugada, cerca de quarenta minutos antes do "mergulho final".

Direita:
O bote Nº 05, junto ao alojamento dos oficiais, no Convés de Passeio da 1ª classe; este bote desceu às 00:55, cerca de 1 hora de 25 minutos antes do "mergulho final".




Cardápio do último almoço no Titanic foi leiloado por 91.400 euros
(
Atualização Final)

O cardápio do último almoço servido aos passageiros da primeira classe do Titanic foi leiloado este domingo (01/04/2012) por 91.400 euros (cerca de 222 mil reais), na Inglaterra. O leilão fez parte das celebrações do centenário do navio mais famoso da história.

Crédito
Fonte - SBT Jornalismo e R7 Notícias
Pesquisa e edição - Rodrigo, TITANIC EM FOCO

2 comentários:

Lucas Rubio disse...

Tomara que algum museu, ou a RMS Titanic Inc. compre ele, pois será muito triste se algum colecionador individualista comprar ele e o deixar sob seu controle, sem deixar que o público tenha acesso e a oportunidade de ver e apreciar esta relíquia da história do naufrágio do Titanic...

Maria Levy disse...

Essa e definitivamente uma reliquia historica que deveria estar num museu, e nao ser subastada porque ninguém vai pedir comidacom esse cardápio.